Apenas três postos ainda têm vacinas contra a gripe

Categoria Notícias, Saúde Publicado em
- Updated

Doses são adquiridas e distribuídas pelo Ministério da Saúde aos municípios; na tarde desta quarta-feira (5), havia vacinas somente na UBS Ênio Vitalli, PAM Oswaldo Salvador Devitte e PSF Madre Carla Rabolin

Ainda é possível tomar a vacina contra a gripe em Araras, mas apenas três unidades de saúde possuíam as doses, que são adquiridas e encaminhadas pelo Ministério da Saúde aos municípios, na tarde desta quarta-feira (5). Nas demais salas de vacina, o estoque já tinha acabado.

Desde segunda-feira (3), a vacinação foi liberada para o público em geral – o prazo exclusivo para imunização do público-alvo definido pelo Governo Federal terminou na sexta (31). A medida ocasionou movimentação intensa, desde então, nos postos de saúde de Araras – somente no CS 2 Dr. João Geraldo Noronha foram mais de 700 doses aplicadas em um único dia.

Na tarde de quarta-feira (5), segundo levantamento feito junto às salas de vacina da rede municipal, havia poucas doses disponíveis ainda na UBS Ênio Vitalli (Jardim Piratininga), no PAM Oswaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes) e no PSF Madre Carla Rabolin (Jardim Alvorada).  Já no PAM Antônio Carlos Fabrício, PSF Edmundo Ulson e Centro de Saúde II Dr. João Geraldo Noronha, que também têm salas de vacina, as doses contra a gripe já tinham acabado.

“A procura pela vacina foi muito alta nos últimos dias, desde que o Ministério da Saúde liberou as doses para pessoas que não estão inseridas no público-alvo”, explicou a enfermeira do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, Tavane Alselmo Malaguesse.

Ainda, de acordo com a enfermeira, não há informações se a Secretaria de Saúde receberá mais doses do Governo Federal.  “A Secretaria de Saúde contava com 600 doses remanescentes em estoque no início desta semana, mas uma nova remessa foi enviada pelo Ministério da Saúde na segunda-feira. Agora, não sabemos se receberemos mais uma quantidade ou se a distribuição da vacina realmente chegou ao final”, ressaltou a enfermeira.

De acordo com Tavane, a orientação é que as pessoas liguem nos postos de saúde para confirmar se ainda restam vacinas, antes de saírem de casa. “Como o número de vacinas restantes é muito pequeno e a procura muito grande, é importante que as pessoas liguem nos postos de saúde e confirmem se há doses antes de se dirigirem aos locais”, explicou.

A Campanha

A Campanha de Vacinação contra a Gripe terminou na última sexta-feira (31) para os grupos prioritários. A partir desta segunda (3), o Ministério da Saúde liberou as doses remanescentes para pessoas que não estão inseridas no público-alvo, mas querem ser imunizadas. Desde então, a procura em postos de vacinação de Araras tem sido intensa.

Entre as vacinas remanescentes, de acordo com Tavane, há algumas reservadas para crianças que precisam receber a segunda dose e também para os acamados, que começarão a ser vacinados nesta semana.

“Temos uma reserva para cerca de 1,5mil crianças que tomaram a vacina pela primeira vez e precisam tomar a segunda dose. Além disso, também há reserva para os acamados, que começarão a ser vacinados nesta semana,” ressaltou a enfermeira.

Com 93,11% do público-alvo imunizado, Araras atingiu a meta da Campanha de Vacinação contra a Gripe, que era de 90%.

A campanha de vacinação é realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de reduzir complicações, internações e mortalidade decorrentes de infecções provocadas pelos vírus H1N1, H3N2 e Influenza B.

Postos onde ainda havia vacinas disponíveis na tarde desta quarta-feira (5):

-UBS Ênio Vitalli (Jardim Piratininga) – 3544-4280

-PSF Madre Carla Rabolin (Jardim Alvorada) – 3551-3563

-PAM Oswaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes) – 3544-4974

*levantamento feito no final da tarde, junto às salas de vacinação

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu