Araras confirma 410 casos de dengue

Categoria Notícias, Saúde Publicado em
- Updated

Regiões leste II e norte são as áreas com maior número de casos registrados até o momento

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou 410 casos de dengue em Araras. Desse total, segundo balanço divulgado segunda-feira (3) pelo setor de Endemias, 385 são autóctones (contraídos no município) e 25 importados (contraídos fora da cidade). Além disso, outros 82 pacientes aguardam resultado de exame para diagnóstico e 235 suspeitas foram negativadas após análises clínicas.

Até o momento, a região com maior número de casos é a leste II, que engloba os bairros Distrito Industrial 4, Jardim Morumbi, Parque Dom Pedro, Parque Tiradentes e Portal do Sol, com 101 casos. Em segundo lugar, com 64 casos, está a região norte, que envolve Alto da Colina, Jardim Alvorada, Jardim Itapuã, Jardim Piratininga, Jardim São João, Jardim São Pedro, Milton Severino, Parque das Árvores, Pedras Preciosas e Samantha II.

Araras declarou estado de emergência depois que a cidade atingiu 199 casos autóctones – o cálculo depende do número de habitantes do município. Desde então, as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor não só da dengue, mas também do zika vírus, chikungunya e febre amarela, estão sendo intensificadas em toda cidade, com visitas rotineiras nas residências, comércios e indústrias para eliminar possíveis criadouros do inseto.

Notificação

É importante ressaltar que, em caso de confirmação da doença no Pronto-Socorro ou em hospitais particulares, o paciente deve procurar também uma unidade de saúde da rede municipal. “Somente quando o paciente procura um posto de saúde podemos realizar o exame específico e a notificação do caso. Dessa forma, nossas equipes realizam o bloqueio casa-a-casa e a nebulização da área para evitar novos casos”, ressaltou a coordenadora de endemias da Secretaria da Saúde, Luciana Cristina Coelho Bianco.

O trabalho da equipe de combate à dengue é constante durante o ano todo, mas a participação da população é fundamental para eliminar o mosquito da cidade. Durante o mês de abril, os agentes realizaram mutirões na zona leste e retiraram quase 2 toneladas de materiais que poderiam servir como criadouros das residências vistoriadas. “Pedimos à população que cuide de suas residências, evitando deixar materiais que possam acumular água e servir como criadouros”, comentou Luciana.

Tratamento da Dengue

Não existe tratamento específico contra o vírus da dengue, mas é importante que o paciente consuma líquidos para evitar a desidratação. Remédios para aliviar o desconforto dos sintomas só devem ser tomados com orientação médica, pois podem agravar a situação.

Os postos de saúde estão equipados para atender a população, em caso de necessidade de hidratação endovenosa. Além disso, a Santa Casa de Araras e a UPA (Hospital Elisa Sbrissa Franchozza) funcionam 24 horas para situações emergenciais.

A Secretaria Municipal de Saúde também disponibiliza testes rápidos para diagnósticos da dengue no Centro de Saúde 2 João Geraldo Noronha, que fica ao lado do Corpo de Bombeiros. O exame é gratuito e deve ser realizado até, no máximo, três dias após o início dos sintomas. Após esse período, o paciente deve realizar o exame de sorologia que é coletado nos postos de saúde, a partir do 7° dia dos sintomas.

Sintomas de dengue clássica

Os sintomas de dengue iniciam de uma hora para outra e duram entre cinco a sete dias. Normalmente, eles surgem entre três a 15 dias após a picada pelo mosquito infectado. Os principais sinais são:

-Febre alta com início súbito (entre 39º a 40º C)

-Forte dor de cabeça

-Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles

-Manchas e erupções na pele, pelo corpo todo, normalmente com coceiras

-Extremo cansaço

-Moleza e dor no corpo

-Muitas dores nos ossos e articulações

-Náuseas e vômitos

-Tontura

-Perda de apetite e paladar

Dicas de prevenção e combate à dengue em residências

– Tampe os tonéis e caixas d’água

 – Mantenha as calhas sempre limpas

– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo

– Mantenha lixeiras bem tampadas

– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela

– Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia

– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais

– Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa

Números por região

Leste II – 101 casos

Norte – 64 casos

Sul – 57 casos

Central – 42 casos

Leste I – 34 casos

Nordeste – 31 casos

Sudeste – 31 casos

Sudoeste – 13 casos

Oeste – 23 casos

Rural – 8 casos

Assentamentos – 6 casos

Você também pode ler:

Inovação: Grupo EP divulga pesquisa sobre aumento de investimentos na área de inovação e perfil de público

Estudo revela que a tecnologia vem sendo utilizada pelas empresas com o intuito de melhorar a comunicação com o

Ler mais...

Na Sefaz, Conselheiro Dimas Ramalho faz palestra sobre Nova Lei de Licitações

O Conselheiro Dimas Ramalho, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), proferiu palestra, hoje (25/3), às

Ler mais...

Seguem abertas inscrições para oficina de chocolate na Páscoa do Limeira Shopping

O Limeira Shopping preparou uma programação especial gratuita para as famílias se divertirem no período da Páscoa. Além das

Ler mais...

Mobile Sliding Menu