Biblioteca Municipal já registrou quase 4 mil empréstimos de livros este ano

Categoria Notícias, Prefeitura de Araras Publicado em
- Updated

De janeiro a maio, 3.923 exemplares foram emprestados à população ararense; divulgação dos catálogos nas redes sociais impulsionou aumento com relação aos anos anteriores

         Nos primeiros cinco meses de 2019, a Biblioteca Municipal registrou quase 4 mil empréstimos de livros. Segundo o último balanço divulgado pela direção do espaço público, de janeiro a maio, 3.923 exemplares foram emprestados à população ararense.

         Um dos motivos para esse número significativo é a divulgação de catálogos mensais dos livros nas redes sociais (facebook e instagram) da Prefeitura de Araras, além do site oficial do município – www.araras.sp.gov.br.

         “A divulgação nas plataformas digitais da Prefeitura tem ampliado bastante a procura por livros na Biblioteca. Muitas pessoas têm vindo aqui emprestar porque viram os catálogos no facebook e no instagram. Tivemos um crescimento de aproximadamente 8%, se compararmos com o mesmo período de 2018, quando os empréstimos alcançaram 3.635 exemplares. Somente em maio deste ano, 733 livros foram emprestados, enquanto no ano passado, 679, ou seja, 54 exemplares a mais”, explicou Gustavo Grandini Bastos, bibliotecário municipal.

Catálogo de Junho

         Em junho, a Biblioteca Municipal Martinico Prado disponibilizou mais 104 novos livros em seu acervo. As obras apresentam temáticas variadas como biografias, romances nacionais e internacionais, livros infantis e infanto-juvenis, romances espíritas, economia, filosofia, religião e psicologia.

         Entre os destaques deste mês estão “O irmão alemão” de Chico Buarque, compositor e escritor brasileiro que ganhou o Prêmio Camões de Literatura em 2019, “Menina Veneno” de Carina Rissi, “Desejos” da autora norte-americana Barbara Delinsky, “O homem duplicado” do autor português José Saramago, os livros infantis “Gato pra cá, rato pra lá” de Silvia Orthof, “E o dente ainda dói” de Ana Terra e “Papai” de Philippe Corentin, e as biografias “Uma mente brilhante”, de Sylvia Nasar e “Vinicius de Moraes, o poeta da paixão”, de José Castello. Atualmente, o acervo da Biblioteca Municipal conta com mais de 35 mil

         “O público que nos visita é bem heterogêneo, desde crianças acompanhadas dos pais até idosos. Ler é sempre bom. E o ararense vem se adequando a esse hobby tão importante para o desenvolvimento do intelecto e que promove momentos de muita diversão”, finalizou Grandini.

Quero emprestar um livro, como eu faço?

Emprestar livros da Biblioteca Municipal é muito fácil. Basta realizar cadastro no local, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. No cadastro, é necessário apresentar comprovante de residência (contas da Elektro ou do Saema), CPF (Cadastro de Pessoa Física), RG (Carteira de Identidade) e pagar taxa única de R$ 8,55.  Com o cadastro, o usuário recebe uma carteirinha que possibilita acesso aos serviços. Menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis.

Os empréstimos de livros são válidos por 15 dias, sendo a renovação realizada pessoalmente ou pelo telefone 3551-1534. No site da Prefeitura de Araras (www.araras.sp.gov.br), há possibilidade de consultar o acervo, por meio “dos serviços de utilidade da Prefeitura” – no ícone Biblioteca Municipal. A Biblioteca Municipal Martinico Prado fica na Rua. Dr. Armando Sales de Oliveira, s/nº, Centro.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu