Biblioteca Municipal já registrou quase 4 mil empréstimos de livros este ano

Categoria Notícias, Prefeitura de Araras Publicado em
- Updated

De janeiro a maio, 3.923 exemplares foram emprestados à população ararense; divulgação dos catálogos nas redes sociais impulsionou aumento com relação aos anos anteriores

         Nos primeiros cinco meses de 2019, a Biblioteca Municipal registrou quase 4 mil empréstimos de livros. Segundo o último balanço divulgado pela direção do espaço público, de janeiro a maio, 3.923 exemplares foram emprestados à população ararense.

         Um dos motivos para esse número significativo é a divulgação de catálogos mensais dos livros nas redes sociais (facebook e instagram) da Prefeitura de Araras, além do site oficial do município – www.araras.sp.gov.br.

         “A divulgação nas plataformas digitais da Prefeitura tem ampliado bastante a procura por livros na Biblioteca. Muitas pessoas têm vindo aqui emprestar porque viram os catálogos no facebook e no instagram. Tivemos um crescimento de aproximadamente 8%, se compararmos com o mesmo período de 2018, quando os empréstimos alcançaram 3.635 exemplares. Somente em maio deste ano, 733 livros foram emprestados, enquanto no ano passado, 679, ou seja, 54 exemplares a mais”, explicou Gustavo Grandini Bastos, bibliotecário municipal.

Catálogo de Junho

         Em junho, a Biblioteca Municipal Martinico Prado disponibilizou mais 104 novos livros em seu acervo. As obras apresentam temáticas variadas como biografias, romances nacionais e internacionais, livros infantis e infanto-juvenis, romances espíritas, economia, filosofia, religião e psicologia.

         Entre os destaques deste mês estão “O irmão alemão” de Chico Buarque, compositor e escritor brasileiro que ganhou o Prêmio Camões de Literatura em 2019, “Menina Veneno” de Carina Rissi, “Desejos” da autora norte-americana Barbara Delinsky, “O homem duplicado” do autor português José Saramago, os livros infantis “Gato pra cá, rato pra lá” de Silvia Orthof, “E o dente ainda dói” de Ana Terra e “Papai” de Philippe Corentin, e as biografias “Uma mente brilhante”, de Sylvia Nasar e “Vinicius de Moraes, o poeta da paixão”, de José Castello. Atualmente, o acervo da Biblioteca Municipal conta com mais de 35 mil

         “O público que nos visita é bem heterogêneo, desde crianças acompanhadas dos pais até idosos. Ler é sempre bom. E o ararense vem se adequando a esse hobby tão importante para o desenvolvimento do intelecto e que promove momentos de muita diversão”, finalizou Grandini.

Quero emprestar um livro, como eu faço?

Emprestar livros da Biblioteca Municipal é muito fácil. Basta realizar cadastro no local, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. No cadastro, é necessário apresentar comprovante de residência (contas da Elektro ou do Saema), CPF (Cadastro de Pessoa Física), RG (Carteira de Identidade) e pagar taxa única de R$ 8,55.  Com o cadastro, o usuário recebe uma carteirinha que possibilita acesso aos serviços. Menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis.

Os empréstimos de livros são válidos por 15 dias, sendo a renovação realizada pessoalmente ou pelo telefone 3551-1534. No site da Prefeitura de Araras (www.araras.sp.gov.br), há possibilidade de consultar o acervo, por meio “dos serviços de utilidade da Prefeitura” – no ícone Biblioteca Municipal. A Biblioteca Municipal Martinico Prado fica na Rua. Dr. Armando Sales de Oliveira, s/nº, Centro.

Você também pode ler:

Semana do município terá inaugurações e eventos

Em comemoração pelos 153 anos de emancipação político-administrativa do município, a Prefeitura de Araras prepara uma programação com eventos

Ler mais...

Saúde orienta sobre nebulização contra a dengue

O Setor de Controle de Endemias, da Secretaria Municipal da Saúde, está realizando nebulização contra o mosquito Aedes aegypti em todas

Ler mais...

IPTU 2024: primeira parcela vence a partir do dia 25 de março

Os carnês do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) 2024 começam a vencer no próximo dia

Ler mais...

Mobile Sliding Menu