Bill Gates admite que seu erro foi ter deixado a Microsoft fora do mercado de smartphones

Categorias Notícias, Tecnologia em
- Updated

Todos sabemos que a Microsoft bem que tentou, mas não conseguiu ser bem-sucedida no mercado de smartphones. A gigante de Redmond foi uma das primeiras empresas a apostar no gênero mobile, mas acabou perdendo foco com o lançamento e consolidação do Android.

Para piorar a situação, o lançamento de diversas versões do Windows Mobile acabou afastando os poucos usuários da plataforma. Isso sem falar que a consolidação do Android e do iOS deixou o sistema da gigante de Redmond sem aplicativos populares.

Agora, em uma entrevista publicada pelo The Verge, Bill Gates, fundador da Microsoft, admitiu o seu “maior erro” durante o tempo em que administrou a empresa:

No mundo dos softwares, particularmente para plataformas, esses são mercados que definem o vencedor. Então, maior erro de todos é o erro que eu cometi que fez com que a Microsoft não fosse o que o Android é hoje, […] o Android é a plataforma elementar para telefones que não é da Apple nem da Microsoft. Isso era para ter sido algo natural para a Microsoft vencer. É realmente um caso onde o vencedor leva tudo. Se você está com metade do número de aplicativos ou 90% de muitos aplicativos, está no caminho certo para concluir a desgraça. Há espaço para exatamente um sistema operacional não-Apple e o quanto isso vale? Uns US$ 400 bilhões que seriam transferidos da empresa G [Google] para a empresa M [Microsoft].

Embora Gates tenha deixado o cargo de CEO em 2000, o co-fundador da Microsoft continuou como presidente e chefe de software da empresa. Durante esse período, Steve Ballmer controlou a gigante de Redmond e, muitas das vezes, ele é citado como “o grande culpado” pelo fracasso da companhia no mercado mobile.

Por isso, podemos dizer que essa confissão de Gates é algo surpreendente e tira um enorme peso da administração Ballmer. De toda forma, nada apaga a forma como o ex-CEO da Microsoft tratou o iPhone:

“o telefone mais caro do mundo e não atrai os clientes corporativos porque não tem um teclado”

Ao subestimar o poder do iPhone, a Microsoft acabou perdendo o “bonde” do mercado de smartphones e isso abriu brechas para a consolidação do Android como alternativa ao iOS. Pouco tempo depois, a empresa acabou percebendo o seu erro, mas já era tarde demais e os Windows Phone 7, 8 e o 10 Mobile fracassaram.

Gates ainda disse que, se não tivesse errado no mercado mobile, a Microsoft hoje seria a maior empresa de tecnologia do mundo:

É incrível para mim ter cometido um dos maiores erros de todos os tempos […] nossos outros ativos, como Windows e Office, ainda são muito fortes, então acabamos sobrevivendo. Mas se tivéssemos acertado, seríamos a empresa líder, mas tudo bem.

Tech Tudo

Você pode ler também!

Sem horário de verão, Google pede a usuários que tirem atualização automática do relógio no Android

O Google publicou um anúncio oficial em seu blog, nesta sexta-feira (18), recomendando que usuários de

Read More...

Tenista ararense é vice-campeã da Copa Guga Kuerten 2019

Com apenas nove anos de idade, a tenista ararense Clara Borrasca Fernandes conquistou o vice-campeonato no

Read More...

Emei do Jardim Dalla Costa é a segunda escola inaugurada neste semestre

A região sul de Araras ganhou mais uma escola municipal na manhã desta sexta-feira (18). A

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu

1
Olá! Fale com o portal Notícias de Araras pelo WhatsAPP Oficial. Clique no botão abaixo para abrir o aplicativo.
Powered by