Bill Gates admite que seu erro foi ter deixado a Microsoft fora do mercado de smartphones

Categoria Notícias, Tecnologia Publicado em
- Updated

Todos sabemos que a Microsoft bem que tentou, mas não conseguiu ser bem-sucedida no mercado de smartphones. A gigante de Redmond foi uma das primeiras empresas a apostar no gênero mobile, mas acabou perdendo foco com o lançamento e consolidação do Android.

Para piorar a situação, o lançamento de diversas versões do Windows Mobile acabou afastando os poucos usuários da plataforma. Isso sem falar que a consolidação do Android e do iOS deixou o sistema da gigante de Redmond sem aplicativos populares.

Agora, em uma entrevista publicada pelo The Verge, Bill Gates, fundador da Microsoft, admitiu o seu “maior erro” durante o tempo em que administrou a empresa:

No mundo dos softwares, particularmente para plataformas, esses são mercados que definem o vencedor. Então, maior erro de todos é o erro que eu cometi que fez com que a Microsoft não fosse o que o Android é hoje, […] o Android é a plataforma elementar para telefones que não é da Apple nem da Microsoft. Isso era para ter sido algo natural para a Microsoft vencer. É realmente um caso onde o vencedor leva tudo. Se você está com metade do número de aplicativos ou 90% de muitos aplicativos, está no caminho certo para concluir a desgraça. Há espaço para exatamente um sistema operacional não-Apple e o quanto isso vale? Uns US$ 400 bilhões que seriam transferidos da empresa G [Google] para a empresa M [Microsoft].

Embora Gates tenha deixado o cargo de CEO em 2000, o co-fundador da Microsoft continuou como presidente e chefe de software da empresa. Durante esse período, Steve Ballmer controlou a gigante de Redmond e, muitas das vezes, ele é citado como “o grande culpado” pelo fracasso da companhia no mercado mobile.

Por isso, podemos dizer que essa confissão de Gates é algo surpreendente e tira um enorme peso da administração Ballmer. De toda forma, nada apaga a forma como o ex-CEO da Microsoft tratou o iPhone:

“o telefone mais caro do mundo e não atrai os clientes corporativos porque não tem um teclado”

Ao subestimar o poder do iPhone, a Microsoft acabou perdendo o “bonde” do mercado de smartphones e isso abriu brechas para a consolidação do Android como alternativa ao iOS. Pouco tempo depois, a empresa acabou percebendo o seu erro, mas já era tarde demais e os Windows Phone 7, 8 e o 10 Mobile fracassaram.

Gates ainda disse que, se não tivesse errado no mercado mobile, a Microsoft hoje seria a maior empresa de tecnologia do mundo:

É incrível para mim ter cometido um dos maiores erros de todos os tempos […] nossos outros ativos, como Windows e Office, ainda são muito fortes, então acabamos sobrevivendo. Mas se tivéssemos acertado, seríamos a empresa líder, mas tudo bem.

Tech Tudo

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu