Homenagem ao Dr. Enio Vitali, Presidente da Fundação Hermínio Ometto

Categoria Cidade, Notícias Publicado em
- Updated

Com muita tristeza, comunicamos o falecimento do Presidente da Fundação Hermínio Ometto, Dr. Enio Vitali, em 12 de junho de 2019. Sensibilizados com sua partida, compartilhamos um pouco de sua história de dedicação ao próximo através da medicina e da educação. As palavras a seguir traduzem o belíssimo trabalho realizado por Dr. Enio ao longo dos mais de 40 anos de voluntariado dedicados à FHO

Podemos dizer que o sonho do Dr. Hermínio Ometto, do Prof. Jair Della Coletta, do Dr. Roberto Mercatelli e do Dr. Lauro Michielin não ganharia forma, corpo e cor se abnegados amigos idealistas, como Dr. Enio, não permanecessem fieis aos projetos e aspirações sonhados na década de 70. “Dr. Enio conviveu e ajudou na construção dos sonhos idealizados pelo Dr. Hermínio. Enquanto médico, reconhecido e admirado por todos em nossa cidade, com tantos compromissos e responsabilidades diários, encontrou tempo para participar de forma voluntária como Conselheiro da Fundação e, há mais de quatro décadas, participa, orienta e promove, através do ensino, outro lado de compartilhamento de boas obras. Por isso, Dr. Enio pode também ser considerado um ser especial“, disse o Prof. Dr. José Antonio Mendes, Reitor da FHO. 

Nascido em 03 de novembro de 1928, em São Sebastião da Grama (SP), Dr. Enio foi casado com Dna. Therezinha, pai de quatro filhos, avô e bisavô. Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1953, Dr. Enio dedicou-se, por mais de 60 anos, à saúde da população ararense e, por 45 anos, à educação, através do trabalho voluntário que exerceu na Fundação Hermínio Ometto. Aqui, participou do Conselho de Curadores e do Conselho Superior, chegando à Presidência da FHO.

Dr. Enio integrou o primeiro Conselho de Curadores da Instituição, indicado durante a primeira reunião da FRESA – Fundação Regional do Ensino Superior em Araras, realizada em 10 de julho de 1973, na residência do Dr. Hermínio Ometto, na Usina São João. “Dr. Enio se dedica à mesma causa de forma voluntária: a educação, um dos mais nobres e talvez o único caminho capaz de transformar de forma efetiva as gerações futuras de uma sociedade. Em função da sua formação, Dr. Enio Vitali sempre soube da importância de vencer pelo conhecimento. E para vencer pelo conhecimento há a necessidade de uma boa academia, de bons professores e de bons exemplos. A boa formação científica e humanística das gerações futuras vem sendo a bandeira da Fundação Hermínio Ometto, que é empunhada como poucos pelo conselheiro Enio Vitali“, disse Dr. Rogério Castro, Conselheiro da Fundação Hermínio Ometto, em homenagem prestada ao médico.

Em 27 de junho de 2015, a FHO prestou um tributo às décadas de trabalho dedicadas por Dr. Enio à Instituição, atribuindo seu nome ao prédio do curso de Odontologia. A homenagem foi mencionada por ele em seu livro de memórias “Luzes do Entardecer” (p.63): “Para culminar com a descrição de homenagens recebidas em Araras, devo relatar a última que me foi proporcionada no campus da Uniararas. (…) Foi uma homenagem pelos 42 anos de trabalho voluntário que prestei à Uniararas e que me emocionou profundamente. No meu discurso de agradecimento ressaltei o trabalho relevante de Dona Duse, lídima continuadora da obra monumental do esposo Hermínio Ometto. A idade e os agravos à saúde nunca foram obstáculos para essa trabalhadora, a quem cognominei de Dama de Aço”.

Nossa comunidade universitária é profundamente agradecida por tudo o que Dr. Enio representou e ajudou a construir em nossa história.

“Podemos dizer que o Dr. Enio é nosso decano na Fundação. Juntamente com a Dra. Duse Ruegger Ometto, Dr. Enio representa a maior experiência de vida da história da Fundação. Sempre se fez presente, participando de forma efetiva das inúmeras e intrincadas deliberações que tiveram que ser tomadas ao longo dos anos. Acompanhou o crescimento da Instituição de ensino desde o seu primeiro momento. Essa história o Dr. Enio conhece como poucos. Ele ajudou a construí-la. Temos o Dr. Enio como “guardião do tempo ” e da história da Fundação “.

Dr. Rogério Alessandre de Oliveira Castro
Membro do Conselho Superior da Fundação Hermínio Ometto
Reinauguração do Prédio da Odontologia “Dr. Enio Vitali “, em 27 de junho de 2015

“Como integrante do Conselho de Curadores, como conselheiro do Conselho Superior, Dr. Enio estava presente aqui, antes de nós. Na origem, e ao longo de toda a vida de nossa Instituição, o senhor, mais do que ninguém, acompanhou toda nossa trajetória e evolução. Foi decisivo, é essencial, importante, e faz de sua participação, uma doação total. Tudo que somos, nossa vida e história, foi escrita a muitas mãos, e o senhor desenhou por entre as linhas do tempo, as rotas e os meandros que constroem nosso futuro. O seu nome, Dr. Enio, mais do que uma impressão gravada no metal, deve ser a inspiração e o exemplo para que continuemos fazendo de nossa Missão, um perseguir constante da sua carreira como médico e como profissional”

Prof. Dr. José Antonio Mendes
Reitor da FHO | Fundação Hermínio Ometto
Reinauguração do Prédio da Odontologia “Dr. Enio Vitali “, em 27 de junho de 2015

Você também pode ler:

Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura promove palestra para produtores e comerciantes

Na última quarta-feira (17), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura promoveu uma palestra com produtores e comerciantes

Read More...

Centro de Informação ao Turista inicia atividades no Lago Municipal

O Centro de Informação ao Turista está funcionando normalmente no Parque Municipal “Fábio da Silva Prado” (Lago Municipal). De

Read More...

Prefeito Pedrinho Eliseu acompanha trabalho de combate a incêndio criminoso

Na última quarta-feira (17) o prefeito Pedro Eliseu Filho, acompanhado dos secretários Paulo Emygdio (Secretaria Municipal de Serviços Públicos)

Read More...

Mobile Sliding Menu