Desde quando foi lançado em 16 de julho até o final da noite da segunda-feira, 22, o site “Não me perturbe” chegou a 1,459 milhão de pedidos de bloqueio de ligações indesejadas de serviços de telecomunicações. A medida vale para as empresas Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Telefônica/Vivo.
Para deixar de receber chamadas com ofertas de serviços de telefonia, TV por assinatura e banda larga, o consumidor deverá preencher o formulário de inscrição na plataforma no endereço www.naomeperturbe.com.br. A suspensão das chamadas pelas empresas de telecomunicações ocorrerá em até 30 dias, contados da data do cadastramento.
Importante lembrar que a medida se refere apenas à oferta dos serviços de telecomunicações (telefonia fixa e móvel, tv por assinatura e banda larga), em função das competências legais da Anatel. Segundo levantamento da agência, a ação alcança aproximadamente 32% das chamadas indesejadas.
Conforme levantamento da Anatel, de janeiro de 2016 a junho de 2019 foram registradas 86.493 reclamações referentes a ligações indesejadas.
(Com informações da assessoria de imprensa da Anatel)