Ônibus do TCA terão reconhecimento por biometria facial

Categoria Notícias, Prefeitura de Araras Publicado em
- Updated

O TCA (Serviço Municipal de Transportes Coletivos de Araras) iniciou a instalação de novos validadores de cartão com biometria facial nos ônibus da frota. O objetivo, segundo a autarquia, é evitar o uso indevido do cartão por usuários que usufruem de algum tipo de benefício.

O sistema será aplicado para os beneficiados com o vale-transporte empresarial, passe escolar e atleta, além de aposentados, deficientes físicos e funcionários públicos. Todos os usuários, exceto os que utilizam o vale-transporte comum, deverão fazer o recadastramento nos guichês do Terminal Urbano a partir de agosto. Após o início do recadastramento, o transporte público irá operar com os sistemas novo e antigo pelo prazo de 90 dias. Após o término desse período, os ônibus utilização apenas o modelo com biometria facial.

“O novo sistema irá ajudar a combater tanto a evasão de receita quanto o uso irregular do transporte público. Com isso, o uso só poderá ser realizado pelo titular por meio da identificação facial que foi cadastrada”, explicou o presidente do TCA, Élcio Rodrigues Júnior.

Para aquisição dos aparelhos foi aberta licitação pelo Setor de Compras do TCA e a vencedora foi a empresa DataProm, que opera em 60 cidades de 15 Estados. A tecnologia terá custo mensal de aproximadamente R$ 29 mil.

“Este novo aparelho, além de evitar fraudes pelos próprios usuários, irá nos auxiliar na recuperação de R$ 50 mil por mês. Também acabará com a burocracia no caso dos vales-transporte de empresas, que passarão a realizar a recarga dos cartões e cadastro dos funcionários”, finalizou Elcio.

🎧 Rádio Araras FM 107,7 Ao Vivo

Você também pode ler:

Mutirão contra dengue retira 600kg de possíveis criadouros

A Secretaria Municipal da Saúde realizou, no último sábado (17), mais um mutirão de combate à dengue em Araras.

Ler mais...

Vigilância Sanitária de Araras altera fluxo para liberação de receitas eletrônicas

A Vigilância Sanitária de Araras alterou o fluxo para liberação da numeração de receitas eletrônicas dos tipos A, B,

Ler mais...

66ª Maratona de Desenho reúne 2.000 pessoas na Praça Barão

Com o tema “O planeta e suas riquezas”, a 66ª Maratona de Desenho “Hélio Ferreira da Silva” reuniu 2.000

Ler mais...

Mobile Sliding Menu