Vereadoras e vereadores da Câmara Jovem de Araras visitaram, na última quinta-feira (18), a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras (Saema), bem como outras instalações da autarquia.
Na oportunidade, estiveram presentes Emerson Miguel da Silva (presidente da Câmara Jovem), a vice-presidente Maria Letícia da Silva, o vereador Davy Sapatini e as vereadoras Luana Beatriz Ferreira da Silva, Paula Vitória Conventi e Júlia Chignoli Fazanaro.
Antes da visita, a técnica de Tratamento de Água, Magda Cristina da Costa, palestrou sobre captação, armazenamento e distribuição, barragens, poços artesianos, entre outros assuntos relacionados à água distribuída à população. Em seguida, Magda apresentou aos vereadores jovens a ETA e o laboratório de análises químicas. Já nos setores de Mecânica e Estações Elevatórias de Água Tratada (EEAT), que abastecem os bairros Jardim Rosana e Jardim Cândida, a Câmara Jovem foi acompanhada pelo operador de ETA, João Carlos dos Santos.
Segundo Emerson Miguel Silva, como já conhecia o trabalho realizado pelo Saema, por conta do Curso de Meio Ambiente da Etec Alberto Feres, achou importante que seus pares compartilhassem da experiência. “É bom acompanharmos as ações dos serviços públicos. Gostei muito do que foi falado aqui, principalmente, sobre a questão dos hidrômetros”, disse.
Para agendar uma visita à ETA, é só entrar em contato com o Saema pelo telefone (19) 3543- 5500 – ramal 5532 ou pelo e-mail [email protected]
Câmara Jovem – O projeto da Câmara Jovem foi criado, por meio, do decreto nº 6, de 19 de dezembro de 2001 com a finalidade de despertar nos jovens a consciência de cidadania e interesse pela política participativa, além de buscar soluções nas questões que envolvem a comunidade.
A exemplo da Câmara Titular, a Câmara Jovem também é composta por 11 vereadores. São estudantes residentes em Araras que possuem entre 15 e 18 anos. Eles têm a missão de deliberar sobre projetos de lei, decretos legislativos, resoluções, indicações, moções e requerimentos de interesse do município, todos são debatidos em Plenário, durante a sessão ordinária, pelos vereadores jovens e depois encaminhados ao Executivo Municipal ou ao Legislativo como sugestões.
A 18ª Legislatura da Câmara Jovem de Araras, empossada em 19 de março de 2019 para o mandato de um ano, é composta por: Emerson Miguel da Silva, da ETEC “Prefeito Alberto Feres”, presidente; Maria Letícia da Silva, do Sesi, que está no seu segundo mandato, como vice-presidente; Fabrício Santos de Carvalho, da E.E. Dr. Cesário Coimbra, secretário e Gustavo dos Santos Cassiano, da E.E. Dr. Maximiliano Baruto, suplente de secretário. Além dos vereadores Luiz Henrique Bessa da Silva, da E.E. Judith Ferrão Legaspe e, Davy Sapatini, do Insa, e vereadoras Adrielly Ferreira Silva, e Fabrícia Beatriz de Jesus Santos, da E.E. Yolanda Salles Cabianca; Luana Beatriz Ferreira da Silva, da E.E. Profª Maria Rosa N. P. Homem; Júlia Chignoli Fazanaro, da E.E. Prof. Vicente Ferreira dos Santos, e Paula Vitória Conventi, da E.E. Carlota Fernandes de Souza Rodini.