Advogado trabalhista e historiadora do Legislativo discursam na Tribuna Livre da Câmara Jovem de Araras

Categoria Câmara Municipal, Notícias Publicado em

A 5ª sessão ordinária da Câmara Jovem foi marcada por duas palestras, na última quarta-feira (7), no Plenário Bruno Moysés Batistela. O advogado especialista em direito trabalhista, Roberto Olimpio Junior, fez uma explanação sobre as principais mudanças da reforma da previdência e a historiadora Ana Maria Castillo falou sobre a trajetória do Poder Legislativo.

Para Roberto Olimpio Junior, especialista em direito previdenciário e pós-graduado em direito do trabalho,  o principal tema de discussão sobre a transição da reforma da previdência é o tempo de contribuição e idade mínima. “Atualmente não existe idade mínima para se aposentar no Brasil, o contribuinte que ingressar no mercado de trabalho após a promulgação da nova lei sobre previdência, só se aposentará com idade mínima, para homem 65 anos e mulher 62 anos, observando o tempo de contribuição, que é de no mínimo 15 anos”, pondera.

Durante o discurso, o advogado explicou também sobre aposentadoria por invalidez, pensão por morte, aposentadorias especais (rurais, professores, policiais, LOAS, entre outras), regras de transição, valor dos benefícios e acumulação de benefícios.

Trajetória da Câmara Municipal

A historiadora da Câmara Municipal de Araras, a Professora Ana Maria Castilho, fez um discurso sobre a trajetória do Poder Legislativo. “Em 1872 ocorreu a primeira eleição para vereador e foi até 1873. O presidente foi Augusto Cincinato de Almeida Lima, só as elites cafeeiras faziam parte das eleições e dentre as atribuições dos vereadores estavam a organização da cidade, das ruas, praças e prédios públicos”, explica.

Após o uso da Tribuna Livre pelos convidados, o presidente da Câmara Jovem, Emerson Miguel da Silva, agradeceu a presença de ambos. “Quero aqui agradecer a presença da historiadora Ana Maria Castillo e do advogado Roberto Olimpio Junior que enriqueceram a sessão ordinária de hoje com muitas informações importantes”, disse.

A próxima sessão ordinária da Câmara Jovem está marcada para o dia 4 de setembro, às 16:00, no Plenário Bruno Moysés Batistela.

Nilsinho Zanchetta – Diretoria de Comunicação da CMA 

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu