No lançamento de seu primeiro álbum “Tropical Desespero”, Jacintho promove acessibilidade para pessoas surdas

Categoria Eventos, Notícias Publicado em

O músico e compositor lemense Jacintho acaba de lançar nas plataformas digitais seu primeiro álbum autoral Tropical Desespero, com vídeos das músicas traduzidos por um intérprete para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Uma mistura de ritmos latinos e melodias dão vida a nove canções e um prelúdio, cujas narrativas de amor e histórias do cotidiano podem ser compreendidas e sentidas por todos, inclusive, pela população surda ou com algum tipo de deficiência auditiva.

Para apresentar o novo trabalho, o artista se apresenta de graça no próximo domingo (18/8), no Teatro Estadual “Maestro Francisco Paulo Russo”, a partir das 20h, o show “Tropical Desespero”, com influências que vão do flamenco, baião, cumbia e salsa, a inspirações do reggaeton e funk, mesclando numa leitura pop. O show foi desenvolvido com apoio do ProAC – Programa de Ação Cultural, sendo realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Quem abre o show é o compositor Vítor Guima, que apresenta o seu novo disco O Estrangeiro. Guima trará canções inéditas inspiradas pela mistura da poesia e literatura de Albert Camus, Fernando Pessoa e Charles Baudelaire, e pelas melodias clássicas de Bob Dylan, Belchior, Joni Mitchell, Patti Smith e Lô Borges: um trabalho cheio de referências que passeiam pelo folk, rock e o samba.

“Tropical Desespero trata de uma abordagem direta sobre o contexto latino-americano e parte de minha identidade que está ligada ao fluxo migratório nordestino no interior de São Paulo, que tem a ver com o bairro onde cresci e formação familiar. A construção conceitual do álbum carrega uma série de analogias e interpretações que falam sobre as relações humanas”, pontuou o artista.

O músico lemense lançou nove clipes, com a participação de um intérprete de Libras do início ao fim, em seu canal do YouTube (Jacintho), com o objetivo de promover o trabalho da inclusão e a acessibilidade cultural de pessoas surdas.

“Normalmente, os vídeos trazem o intérprete de libras no cantinho da tela. A ideia foi abrir espaço para a música acessível, colocando a intérprete no centro da tela e como protagonista do vídeo”, explicou Jacintho.

Seu primeiro disco conta com a participação da banda Francisco el Hombre, conhecido por tocar em festivais como Lollapalooza no Brasil e Vive Latino no México.

“A ideia do álbum é justamente referenciar os povos da América Latina que estão por meio dos trópicos e que fazem parte de uma ocupação geográfica tropical, de fartura e riquezas naturais, tão cobiçados por olhares imperialistas. ‘Desespero’, por exemplo, é sobre o processo de dominação, sobre a diáspora recorrente, exploração e colonização desses povos, de um massacre identitário que perdura há séculos e sem dúvidas segue até hoje”, explica Jacintho.

Com produção assinada por Felipe Cordeiro e Rafael Barone (Liniker e os Caramelows), o músico define o processo de produção como uma relação de complementação e sincronia perfeita. “O Barone tem uma veia muito ligada com aspectos relacionados a timbres, texturas, modo de captação e experiências mais técnicas dentro do estúdio, enquanto que o Felipe é um cara de feeling, articulado na direção artística e levantamento de arranjo”, diz o artista.

Serviço:

O que: Show de lançamento do álbum “Tropical Desespero” do músico Jacintho

Onde: Teatro Estadual de Araras “Maestro Francisco Paulo Russo”

Quando: domingo, dia 18 de agosto, às 20 horas

Ingressos: gratuito

Show de abertura: Vítor Guima apresenta o seu novo disco O Estrangeiro.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu