52 anos da GCM: guardas serão homenageados pelos 25 e 30 anos de carreira

Categoria Notícias, Polícia Publicado em

Guardas civis municipais serão homenageados pelos 25 e 30 anos de relevantes serviços prestados à população ararense, durante o aniversário de 52 anos da Guarda Civil Municipal de Araras, que será celebrado nesta quinta-feira (3). O evento organizado pela Prefeitura de Araras será no Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo, a partir das 9h, e tem entrada franca.

A solenidade vai contar com a presença do prefeito Junior Franco, do secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, Wanderleim Geraldo Junior, e do comandante e inspetor de carreira, Ricardo Fernando Sgobbi, além de representantes das forças de segurança do município, imprensa e demais autoridades locais.

Atualmente, a corporação conta com efetivo de 173 guardas, sendo 23 mulheres.

GCM de Araras

A Guarda Municipal foi fundada pelo então prefeito Ivan Estevam Zurita com o objetivo de cuidar do patrimônio público municipal e auxiliar a Polícia Militar, que, na época, possuía somente 13 policiais. A corporação de Araras foi a primeira Guarda Municipal armada do Estado de São Paulo e era composta por 30 homens subordinados à delegacia de polícia.

O objetivo constitucional da Guarda Municipal era proteger os usuários e servidores dos serviços públicos, bem como preservar o patrimônio do município, evitando conflitos e atos de vandalismo em praças, parques, escolas, centros de saúde e outros locais com grande concentração de pessoas, além de auxiliar as polícias Civil e Militar.

Atualmente, a GCM está incorporada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, assim como o Departamento de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento, Departamento de Vigilância Patrimonial, Divisão de Defesa Civil e o Departamento Municipal de Trânsito.

Você também pode ler:

Inovação: Grupo EP divulga pesquisa sobre aumento de investimentos na área de inovação e perfil de público

Estudo revela que a tecnologia vem sendo utilizada pelas empresas com o intuito de melhorar a comunicação com o

Ler mais...

Na Sefaz, Conselheiro Dimas Ramalho faz palestra sobre Nova Lei de Licitações

O Conselheiro Dimas Ramalho, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), proferiu palestra, hoje (25/3), às

Ler mais...

Seguem abertas inscrições para oficina de chocolate na Páscoa do Limeira Shopping

O Limeira Shopping preparou uma programação especial gratuita para as famílias se divertirem no período da Páscoa. Além das

Ler mais...

Mobile Sliding Menu