A Flap (Festa Literária de Araras na Praça), que acontece no dia 27 de outubro, na Praça Barão de Araras, também terá Maratona Literária para ararenses que gostam de escrever. A ação, que homenageia a professora Nadyr Rodini Vanzetti, envolve produção de texto ao ar livre sobre um único tema, seguindo gêneros literários definidos de acordo com a faixa etária dos participantes.
Podem participar da Maratona alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II e do 1º ao 3º ano do ensino médio de escolas municipais, estaduais e particulares, além de pessoas que não estão mais em idade escolar (categoria sênior).
A iniciativa acontece durante a Flap, das 9h às 12h, e as inscrições devem ser feitas até o dia 11 de outubro no site da Prefeitura de Araras (www.araras.sp.gov.br), por meio do link Flap: Maratona Literária, na barra superior, ou clicando aqui.
Para os três primeiros colocados de cada ano escolar e também da categoria sênior, a premiação será a publicação do texto em um livro, organizado pela Editora Hope. A obra será lançada em uma noite de autógrafos com a participação dos autores, vencedores do evento.
“A iniciativa é justamente para proporcionar o incentivo à leitura e escrita em um ambiente inspirador, além de resgatar o interesse pelos livros em uma época tão tecnológica, onde as pessoas se enclausuram em celulares e tabletes”, comentou Priscila Camargo, da comissão organizadora da Flap.
Flap
O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com clubes de serviço, editoras, professores de língua portuguesa, apoiadores e fomentadores culturais da cidade.
A 1ª Flap vai homenagear o escritor ararense Alcyr Matthiensen, que participa do evento e vai autografar livros lançados ao longo da carreira.
A programação da Flap inclui tendas de leitura, lançamento de livros, oficinas de poesia, de ilustração e de lettering, rodas de conversa literária, contação de história, sarau de música e dança e Maratona Literária.
Durante todo o dia, haverá rodas de conversa, abertas ao público em geral, sobre temas variados. Entre os assuntos abordados estão contos de fadas, folclore e a formação do leitor, adulto também lê histórias em quadrinhos, clubes de assinatura, a literatura sem fronteiras, porque escrever?, compartilhando leituras (clube do livro, booktubers e bookstagramers), a diversidade na literatura, quem te incentivou a ler? e mulheres em pauta.
Mais informações sobre a Flap podem ser obtidas na Secretaria de Educação pelo telefone 3543-8200.