A Prefeitura de Araras vem implantando diversas ações para garantir mais sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Este mês, a administração municipal passou a contar com um triturador de galhos, que garante a destinação correta do material resultante da poda de árvores e também economia aos cofres públicos.
Os galhos triturados se transformam em compostagem e servem como adubo orgânico para ser utilizado em áreas verdes e jardins públicos. Uma das primeiras estruturas a receber a novidade foi a Casa da Memória de Araras Pedro Pessotto Filho, projetada seguindo critérios de sustentabilidade e referência em Araras para prédios públicos.
“A compostagem vem, agora, somar aos cuidados que a Prefeitura já tinha com a questão da sustentabilidade e da preservação ambiental. O reaproveitamento desse material é de suma importância para termos uma cidade mais desenvolvida”, comentou o secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Carlos Cerri Junior.
Acoplado a um trator, o triturador é utilizado por equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos na remoção de galhos de árvores que foram cortados, após autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura – as solicitações devem ser feitas pela população no Ganha Tempo. O novo sistema traz também economia aos cofres públicos, já que reduz viagens e mão de obra para recolhimento do material.
Em seguida, esse material triturado é misturado a um composto e se transforma em adubo orgânico, utilizado em jardins, canteiros e hortas públicas.
Casa da Memória: exemplo de sustentabilidade
O prédio que abriga a Casa da Memória foi construído no início do século XX e passou por um processo de revitalização em 2013, com o objetivo de adequá-lo para abrigar o acervo histórico da cidade. O local já abrigou o Educandário Benedita Nogueira e também o Paço Municipal.
As obras modernizaram as instalações e fizeram da sustentabilidade a principal característica da nova estrutura. O prédio foi equipado com sistemas que garantem economia de recursos naturais, focados em:
– Redução do consumo de água: instalação de torneiras hidromecânicas, caixas acopladas nos banheiros e cisternas de 3 mil litros de capitação de água de chuvas
– Redução do consumo de energia: instalação de sensores de presença nos banheiros, uso de lâmpadas de LED em ambientes internos e externos, ventilação cruzada para evitar uso de ventiladores e ar-condicionado
-Redução da emissão de carbono: plantio de mudas no entorno do prédio e paraciclo para incentivar a visita de ciclistas
– Cuidados com o solo: uso de composto vegetal produzido pelo triturador de galhos para não usar adubo químico, canteiros ecológicos projetados para maior permeabilidade de água no solo.