“Setembro Amarelo” mês dedicado a valorização da vida será tema da Tribuna Livre da Câmara Municipal de Araras

Categorias Câmara Municipal, Notícias On

A Psicóloga Nayara Santos fará uso da Tribuna Livre, na próxima segunda-feira, dia 2 de setembro, às 19h, durante a 31ª sessão ordinária, no Plenário da Câmara Municipal de Araras, para discursar sobre o “Setembro Amarelo”, mês inteiro dedicado a valorização da vida e prevenção do suicídio.

Anualmente, em todo o mundo, 10 de setembro é o dia em que há um engajamento na conscientização para prevenção do suicídio. Durante todo o mês, são realizadas inúmeras atividades abertas e livres para a população de Araras e região sobre saúde mental e a importância do seu cuidado.

A participação de Nayara na Tribuna Livre da Câmara faz parte da Campanha “Setembro Amarelo”, projeto de Lei do ex-vereador, Francisco Nucci Neto e da vereadora Regina Noêmia Geromel Corrochel (PTB), que visa conscientizar a população sobre a valorização da vida. O vereador Felipe Dezotti Beloto (PR), que assumiu o mandado na vaga de Nucci, que faleceu vítima de câncer em abril deste ano, também vem colaborando na organização das atividades sobre o tema, dando sequência no projeto do seu antecessor.  

Na Tribuna Livre, Nayara Santos abordará os fatores protetivos e de risco ao suicídio, a importância de conversar sobre o tema, além de mostrar números e estatísticas de casos no Brasil. Por ano, segundo dados divulgados no ano passado pela OMS – Organização Mundial da Saúde -, quase 800 mil pessoas em todo o mundo cometem suicídio, sendo a segunda maior causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos de idade. A cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no mundo.

De acordo com a pesquisa divulgada pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), enquanto os índices de suicídio caem em todo o mundo, no Brasil aumentou 24% entre 2006 e 2016 entre adolescentes que vivem nas grandes cidades. O estudo indica que o suicídio é até três vezes maior entre jovens do sexo masculino.

Os sete pesquisadores da Unifesp utilizaram dados do SUS (Sistema Único de Saúde), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do Coeficiente Gini (que mede desigualdade) para chegar às conclusões. Eles apontam a popularização da internet, as mudanças sociais no país e a falta de políticas públicas de combate ao suicídio para o crescimento do suicídio no Brasil.

Em Araras, durante todo o mês de setembro, serão realizadas inúmeras atividades gratuitas à população. Nos dias 2, 9, 23 e 30 haverá ‘Caminhada pela Vida’ no Parque Ecológico Municipal “Gilberto Ruegger Ometto”, das 8h às 11h. De 9 a 12 haverá ‘Roda de Conversa’ com alunos do 6º ao 9º anos, nas escolas municipais. No dia 10, a Câmara Municipal promove uma palestra sobre a ‘Valorização da Vida’. Dia 13 terá um ‘Café com a Comunidade’ nas escolas municipais. Dia 14, a AEHDA – Associação de Educação do Homem de Amanhã –  promove o ‘Cine Pipoca de Valorização da Vida’, no mesmo dia, haverá ações na Praça Barão de Araras com o apoio da Secretaria de Ação e Promoção Social. De 16 a 24, Roda de Conversa com usuários e familiares no CAPS – Centro de Atenção Psicossocial – e no dia 27, no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita, das 13h às 16h, palestra com o tema ‘Sobre Viver’, com os psicólogos Vinicius Vianna Barretti e Carla Camilo.

Você pode ler também!

Acidente mata uma mulher e deixa outra ferida na Estrada da Cascata em Araras

Um grave acidente foi registrado na tarde desta segunda-feira (16), na Estrada Municipal Fábio da Silva

Read More...

15ª Feira das Profissões da FHO acontece na próxima semana

De 23 a 26 de setembro, a FHO | Fundação Hermínio Ometto realiza a 15ª edição

Read More...

Fuss e TG realizam campanha para arrecadar alimentos neste sábado

O Fuss (Fundo Social de Solidariedade) de Araras realiza neste sábado (14) Campanha de Arrecadação de

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu