A cidade de Araras vai receber a carreta móvel de mamografia do “Programa Mulheres de Peito”

Categoria Notícias, Saúde Publicado em
- Updated

Mais uma boa notícia do resultado do trabalho do Deputado Danilo Balas em prol dos moradores de Araras

A luta do Deputado Estadual – Agente Federal Danilo Balas para resolver problemas da cidade de Araras continua, e muitos frutos já estão surgindo. Agora, mais uma boa notícia para as mulheres ararenses, pois o parlamentar solicitou ao Secretário Estadual da Saúde, José Henrique German, por meio do Ofício n. 021/2019, autorização para inclusão da cidade de Araras no cronograma do “Programa Mulheres de Peito”. O Deputado recebeu o pedido do Vereador Felipe Dezotti Beloto, da cidade de Araras.

Em resposta ao seu pedido, Danilo Balas recebeu o Ofício n. 087/2019, da Secretaria da Saúde, informando o deferimento do pedido e com previsão para encaminhamento da carreta “Mulheres de Peito” para o segundo semestre. O serviço oferece mamografias gratuitas e sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade. Mulheres mais jovens também podem ser atendidas, entretanto é obrigatório levar o pedido médico, que pode ter sido emitido tanto pela rede pública quanto pela particular, além do RG e do cartão de Sistema Único de Saúde (SUS).

Após ser informado do deferimento da solicitação, o Deputado Danilo Balas afirmou que essa iniciativa da Secretaria trará oportunidades para as mulheres poderem fazer exames de prevenção ao câncer. O exame de mamografia é o mais usado para a detecção precoce do câncer, pois permite encontrar mínimas alterações no tecido mamário. “O ‘Programa Mulheres de Peito’ tem uma importância ímpar para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, essa iniciativa já salvou muitas vidas. Quero agradecer ao Secretário José Henrique German por ter autorizado o nosso pedido. Sem dúvida, trará inúmeros benefícios às mulheres ararenses”, afirmou o parlamentar.

O “Programa Mulheres de Peito” tem por objetivo ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS em todo o Estado. As unidades móveis contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista. Possuem 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando abertas, 4,90 metros de largura. Além do mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

Você também pode ler:

Semana do município terá inaugurações e eventos

Em comemoração pelos 153 anos de emancipação político-administrativa do município, a Prefeitura de Araras prepara uma programação com eventos

Ler mais...

Saúde orienta sobre nebulização contra a dengue

O Setor de Controle de Endemias, da Secretaria Municipal da Saúde, está realizando nebulização contra o mosquito Aedes aegypti em todas

Ler mais...

IPTU 2024: primeira parcela vence a partir do dia 25 de março

Os carnês do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) 2024 começam a vencer no próximo dia

Ler mais...

Mobile Sliding Menu