Alunos da rede municipal recebem gibis sobre a importância do combate ao abandono animal

Categoria Educação, Notícias Publicado em

Alunos de 35 escolas da rede municipal de Araras receberam nos últimos dias um material especial que reforça a importância do combate ao abandono de animais. Voltada a estudantes do ensino fundamental e realizada por meio de parceria entre a Prefeitura de Araras e o Governo do Estado, a ação envolveu a distribuição de gibis da Turma da Mônica sobre o tema, que servirão como material de apoio a atividades educativas em sala de aula.

A iniciativa faz parte da programação da Semana de Defesa da Fauna e da Flora e também integra as atividades comemorativas ao Dia dos Animais (4 de outubro) e do Dezembro Verde (mês de reflexão sobre o abandono de animais). Ao todo, 6.390 exemplares da revista “Turma da Mônica – Cuide Bem do Seu Amigo” foram entregues às crianças.

“Entramos em contato com a Subsecretaria Estadual de Defesa Animal no começo desse ano, quando soubemos dessa parceria que eles fizeram com o Maurício de Sousa, autor da Turma da Mônica. É muito importante trabalhar esse tema de uma forma educativa e lúdica com as crianças para que elas multipliquem o que aprenderam junto aos familiares e amigos”, comentou Mariana Brunhara de Oliveira, veterinária do Canil Municipal de Araras, que é coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura.

Por meio de trabalho conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, o material reforça o trabalho preventivo e de conscientização realizado na cidade para evitar o abandono de animais. “As pessoas precisam ter consciência de que um animal precisa de cuidados, precisa de comida, de atendimento veterinário. Vai crescer, muitas vezes. Ter um animal exige responsabilidade, atenção. Eles não são algo que pode ser abandonado nas ruas”, acrescenta a veterinária. Em Araras, há lei específica que prevê punição para quem abandonar ou maltratar animais.

As crianças, reforça ela, representam a esperança de cidadãos mais conscientes das suas responsabilidades no futuro. “As crianças absorvem mais informações e passam o que aprenderam para quem convive com elas. Por isso, a importância das ações educativas com os alunos”, completa.

Ações como visita de escolas ao Canil Municipal de Araras também integram as atividades educativas realizadas pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura. O local abriga cães e gatos abandonados, à espera de adoção, e também realiza atendimentos veterinários e castração gratuitos de animais, após avaliação socioeconômica dos tutores.

O Canil Municipal de Araras fica na Estrada Luiz Segundo D’Alessandri, s/n. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3544-4413.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu