Casa da Memória vai transmitir curso gratuito sobre Cultura, Identidade e Cidadania

Categorias Educação, Notícias em

A Casa da Memória de Araras Pedro Pessotto Filho será um dos polos transmissores do curso “Cultura, Identidade e Cidadania”, que integra a campanha Sonhar o Mundo, realizada pelo Sisem-SP (Sistema Estadual de Museus de São Paulo).

A videoaula será transmitida quarta-feira (9), no auditório do local, e é aberta a todos os interessados no tema. Haverá certificado para os participantes. Online, o curso começa às 10h e segue também no período da tarde.

“Essa é uma oportunidade para que as pessoas participem do curso, que é ministrado presencialmente no Museu do Futebol, em São Paulo, e transmitido simultaneamente em museus e instituições parceiras no interior e litoral do Estado”, comentou Larissa Rizzatti Gomes, coordenador do Educativo da Casa da Memória.

No período da manhã, a partir das 10h, acontecem as palestras “Memória e Identidade na Garantia de Direitos”, ministrada pela professora Maria Candelaria Volponi Moraes de Oliveira, e “Cultura numa perspectiva social e inclusiva”, com Cássio Rodrigo de Oliveira Silva.

No período da tarde, a partir das 14h, será apresentada uma série de práticas educativas em museus relacionadas aos Direitos Humanos, com as equipes do Museu Afro Brasil, Museu da Diversidade Sexual, Museu da Imigração de São Paulo, Memorial da Resistência de São Paulo, Memorial da Inclusão, Museu Índia Vanuíre e Museu do Futebol.

O historiador e educador museal Luiz Gregório, que atua no Núcleo Educativo do Museu da Imigração fará a apresentação “Visitona – três estações, três museus em uma única viagem”, sobre uma ação compartilhada entre os museus da Imigração, da Diversidade Sexual e Memorial da Inclusão. Uiara Potira Ribeiro, que atua no Núcleo Educativo do Museu Índia Vanuíre, ministrará a apresentação “Questões indígenas e museus”.

Do Memorial da Resistência de São Paulo foi originada a apresentação “Extramuros – Ações educativas em Direitos Humanos com o território Luz”, que será apresentada pela educadora Alessandra Santiago da Silva. A antropóloga e diretora de conteúdo do Museu do Futebol, Daniela Alfonsi fará a apresentação “O Contra-Ataque do futebol feminino: aprendizados sobre produção da memória e engajamento”.

Finalizando o curso, haverá a apresentação “Programa Malungos: Diálogos entre Fundação Casa e Museu Afro Brasil”, comandada por Renata dos Santos, que é auxiliar de Coordenação do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil.

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone 3542-7602 ou pelo email [email protected]

Curso gratuito sobre Cultura, Identidade e Cidadania

Quando: Quarta-feira (9), das 10h às 18h

Local: Casa da Memória de Araras Pedro Pessotto Filho (Calçadão Monsenhor Quércia)

Informações: 3542-7602

Vagas: 88

Você pode ler também!

Prefeitura de Araras lança Campanha do Agasalho 2021

A Prefeitura de Araras, por meio do Fundo Social de Solidariedade lançou, nesta quinta-feira (6), a Campanha do Agasalho

Read More...

Savegnago doa 150 cartões alimentação para Fundo Social de Solidariedade

A Prefeitura de Araras recebeu, na manhã desta quinta-feira (6), 150 cartões alimentação da rede de supermercados Savegnago. Com

Read More...

Subsolo da nova casa de bombas do Jd. Fátima encontra-se na fase final

O Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) segue com a construção da nova casa de

Read More...

Mobile Sliding Menu