Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa segunda-feira

Categoria Notícias, Saúde Publicado em

Salas funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h45, no PAM Antônio Carlos Fabrício (José Ometto 1), PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes), UBS Ênio Vitalli (Jardim Piratininga), PSF Madre Carla Rabolin (Jardim Alvorada) e Centro de Saúde II Dr. João Geraldo Noronha (ao lado do Corpo de Bombeiros). No PAM Oswaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes), as vacinas são aplicadas até as 15h30 por conta da logística de armazenamento das doses

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa segunda-feira (7) nas salas de vacina da rede municipal de Araras. A ação será dividida em duas fases: uma para crianças e outra para adultos.

De acordo com determinação do Ministério da Saúde, na primeira etapa, que acontece de 7 a 25 de outubro, os postos de saúde vão aplicar vacinas contra o sarampo em crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). No dia 19 de outubro (sábado), haverá um dia D de vacinação para essa faixa etária.

Já na segunda etapa, que será realizada entre os dias 18 e 30 de novembro, a vacinação é voltada para adultos de 20 a 29 anos de idade. No dia 30 de outubro (sábado), também haverá um dia D de vacinação para essa faixa etária.

De acordo com o Ministério da Saúde, os dois grupos foram selecionados devido à alta incidência da doença nessas faixas etárias.

“A Campanha de Vacinação contra o Sarampo é uma determinação do Ministério da Saúde, que este ano definiu dois públicos-alvos específicos para a imunização: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e adultos, que devem ser imunizadas entre os dias 7 e 25 de outubro e de 20 a 29 anos de idade, que devem tomar a vacina entre os dias 18 e 30 de novembro”, explicou o diretor da Vigilância Epidemiológica, Waldemar Vechin Júnior

As salas funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h45, no PAM Antônio Carlos Fabrício (José Ometto 1), PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes), UBS Ênio Vitalli (Jardim Piratininga), PSF Madre Carla Rabolin (Jardim Alvorada) e Centro de Saúde II Dr. João Geraldo Noronha (ao lado do Corpo de Bombeiros). No PAM Oswaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes), as vacinas são aplicadas até as 15h30 por conta da logística de armazenamento das doses.

É importante ressaltar que apesar de, em 2019, a Campanha acontecer durante os meses de outubro e novembro, a vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba está disponível em todos os postos de saúde durante todo o ano. Somente em agosto, por conta do surto da doença no Estado de São Paulo, mais de 5 mil doses de vacina contra o sarampo foram aplicadas em Araras.

Mais informações sobre a vacinação podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone 3543-1522.

 

Quantas doses de vacina são necessárias:

Quem tem até 29 anos deve ter duas doses da vacina

Quem tem de 30 a 59 anos deve ter apenas uma dose da vacina

 

Salas de Vacina*:

PAM Antônio Carlos Fabrício (José Ometto 1)

PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes)

UBS Ênio Vitalli (Jardim Piratininga)

PSF Madre Carla Rabolin (Jardim Alvorada)

PAM Oswaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes)**

Centro de Saúde II Dr. João Geraldo Noronha (ao lado do Corpo de Bombeiros).

 

* vacinas são aplicadas até as 15h45 para armazenamento correto dos frascos

**Somente no Pam Oswaldo Salvador Devitte, vacinas são aplicadas até as 15h30.

Você também pode ler:

Semana do município terá inaugurações e eventos

Em comemoração pelos 153 anos de emancipação político-administrativa do município, a Prefeitura de Araras prepara uma programação com eventos

Ler mais...

Saúde orienta sobre nebulização contra a dengue

O Setor de Controle de Endemias, da Secretaria Municipal da Saúde, está realizando nebulização contra o mosquito Aedes aegypti em todas

Ler mais...

IPTU 2024: primeira parcela vence a partir do dia 25 de março

Os carnês do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) 2024 começam a vencer no próximo dia

Ler mais...

Mobile Sliding Menu