Descarte irregular de entulho é flagrado em vários pontos da cidade; ação está sujeita à multa

Categoria Notícias, Prefeitura de Araras Publicado em

A Prefeitura vem fazendo a parte dela para deixar a cidade limpa, mas a população também deve colaborar. Mesmo com o cronograma de entulho implantado pela Prefeitura de Araras, ainda é possível encontrar materiais descartados de forma incorreta em vários pontos da cidade, o que pode oferecer riscos à saúde da população, uma vez que se transformar em criadouros de vetores de doenças.

Em julho passado, a Administração Municipal elaborou um calendário em que o cidadão coloca o entulho na rua entre sexta e domingo e, a partir de segunda-feira, uma equipe da Secretaria Municipal de Serviços Públicos inicia a coleta.

Mas, em vários pontos da cidade, foram encontrados móveis velhos, restos de poda de árvores, lixo doméstico, geladeira, entre outros objetos. De acordo com monitoramento da pasta, ruas da região leste e sul são as que mais se transformaram em depósito irregular.

“É triste. Quem vê de fora pensa que a Prefeitura não anda fazendo a sua parte, mas, de fato, quem não anda cumprindo o Decreto nº 6.533, de 11 de junho de 2019 (que fala sobre o recolhimento do entulho gratuito somente nos dias permitidos em cada setor e com volume de até 1m³) são algumas pessoas que vêm sujando a cidade”, comentou o secretário de Serviços Públicos, Beto Cabrini.

Quem desrespeitar as regras está sujeito à cobrança da taxa de serviço executado pela própria Prefeitura, de acordo com tabela de Preços Públicos, que sempre esteve em vigor. Nos casos em que o cidadão colocar mais de 1m³ de entulho nas ruas, tanto nos dias permitidos quanto fora deles, a Prefeitura vai recolher o material e cobrar pelo serviço. Para a retirada de mais de 1 m³ de entulho em dias permitidos, a taxa de coleta será de R$ 244,65. Se o material for descartado fora do cronograma de datas permitidas, o preço público será de R$ 339,77.

O secretário pede que a população colabore não jogue nem entulho e nem lixo em ruas, calçadas, terrenos e vias públicas. “Precisamos manter a nossa Araras limpa. É preciso conscientização, principalmente, daqueles que forem fazer limpeza nos quintais e reformas, para apenas colocar o material no dia do cronograma Não podemos esquecer: limpeza pública é responsabilidade de todos”, finalizou Cabrini.

Os panfletos com o novo cronograma estão em todos os prédios públicos e também podem ser conferidos no site da Prefeitura: araras.sp.gov.br. Para acessar, clique aqui.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu