Educação divulga cronograma da 1ª Festa Literária na Praça

Categoria Eventos, Notícias Publicado em

Foi divulgada a programação da 1ª edição da Flap (Festa Literária na Praça), que acontecerá dia 27 de outubro, na Praça Barão de Araras, a partir das 8h. O evento é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

O evento contará com venda, troca e doação de livros, participação de livrarias, editoras e autores, lançamento de livros, música ao vivo, contação de histórias, personagens literários, rodas de conversas com autores, oficinas, maratona de desenho e fusca literário, além de booktubers.

“É com muita alegria que divulgamos a programação da nossa Flap, que está sendo organizada com muito carinho por nossa equipe competente de professores e funcionários aqui da Educação. Estamos todos muito empenhados em fazer a primeira edição deste evento”, disse o secretário Bruno Roza.

Já o prefeito Junior Franco disse que o evento será  uma oportunidade de proporcionar o acesso aos livros e o incentivo à leitura. “A leitura é fundamental não apenas no universo escolar, mas também na qualificação e capacitação profissional. Tenho certeza que a Festa será um sucesso”, disse ele.

 

Maratona Literária

A Flap terá Maratona Literária para ararenses que gostam de escrever. A ação, que homenageia a professora Nadyr Rodini Vanzetti, envolve produção de texto ao ar livre sobre um único tema, seguindo gêneros literários definidos de acordo com a faixa etária dos participantes.

Podem participar da Maratona alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II e do 1º ao 3º ano do ensino médio de escolas municipais, estaduais e particulares, além de pessoas que não estão mais em idade escolar (categoria sênior).

A iniciativa acontece durante a Flap, das 9h às 12h, e as inscrições devem ser feitas até o dia 11 de outubro no site da Prefeitura de Araras (www.araras.sp.gov.br), por meio do link Flap: Maratona Literária, na barra superior, ou do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfMRkCU1hzl_Ed8InhT_NApLAaUMkj9SpZqJwNXNLT2LxNPhw/viewform.

Para os três primeiros colocados de cada ano escolar e também da categoria sênior, a premiação será a publicação do texto em um livro, organizado pela Editora Hope. A obra será lançada em uma noite de autógrafos com a participação dos autores, vencedores do evento.

 

Editoras

14 editoras marcarão presença na 1ª Flap. São elas: Editoria 34, Editora Record, Companhia das Letras, Editora Hope, Editora IDE, Editora Coerência, Editora Diário Macabro, Editora Spartacus, Editora Girassol, Sebo do Neu, Sebo Alfa, Sebo Line, Livraria Eureka e Borrões – papelaria literária.

 

Rodas de conversas

Duas tendas estarão montadas na Praça Barão para as rodas de conversa, homenageando dois ilustres ararenses. No espaço que leva o nome do professor Alcyr Matthiensen a programação inclui debates sobre Contos de Fadas, Folclore e a formação do leitor (10h); Mercado Editorial – a publicação de novos autores (13h); Compartilhando leituras – Clube do livro, Youtube, Instagram (14h30); e Quem te incentivou a ler e escrever? (16h).

         Já a outra tenda, em homenagem à professora Nadyr Rodini Vanzetti, a programação será Adulto também lê Histórias em Quadrinhos (10h); A Diversidade na Literatura (13h); Por que escrever? (14h30); e Mulheres em Pauta (16h).

 

Oficinas

As oficinas da Flap terão Poesia com Lua Marin; Ilustração com Felipe Tognoli; Lettering com Gabriela Delbem e Talita Lima; Origami com Regina Casagrande e Marina Ruy; e Criação com Mariana Michelon.

 

 

Booktubers

Três booktubers estão presentes na Festa. Eles são profissionais que produzem vídeos no Youtube focado em livros e literatura. Juliana Poggi, Augusto Assis e Taty Leite.

 

Músicos

Cinco músicos farão a trilha sonora do evento. São eles: Gabi Vian, Semper Soma, Snow Peppers, Rafaele Nascimento e Ratos do Esgoto.

 

Lançamento de livros

A Flap também será a oportunidade para quatro autores lançaram o seu livro: Joel Fernando Borella, Sergio Lourenço, Bianca Silvino e Gisele Fernandes.

 

Decoração

A decoração da 1º edição da Flap contará com a casa de João e Maria – que será montada no coreto da Praça Barão. Alunos da rede municipal de ensino estão confeccionando uma colcha de retalhos, como forma de todos participarem do evento. Estantes, mesas e bancos rústicos também farão parte do visual da Festa.

Você também pode ler:

Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura promove palestra para produtores e comerciantes

Na última quarta-feira (17), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura promoveu uma palestra com produtores e comerciantes

Read More...

Centro de Informação ao Turista inicia atividades no Lago Municipal

O Centro de Informação ao Turista está funcionando normalmente no Parque Municipal “Fábio da Silva Prado” (Lago Municipal). De

Read More...

Prefeito Pedrinho Eliseu acompanha trabalho de combate a incêndio criminoso

Na última quarta-feira (17) o prefeito Pedro Eliseu Filho, acompanhado dos secretários Paulo Emygdio (Secretaria Municipal de Serviços Públicos)

Read More...

Mobile Sliding Menu