Emei do Jardim Dalla Costa é a segunda escola inaugurada neste semestre

Categoria Educação, Notícias Publicado em

A região sul de Araras ganhou mais uma escola municipal na manhã desta sexta-feira (18). A Emei Professora Francisca Maria Mendes Costa foi inaugurada no Jardim Dalla Costa e vai oferecer 200 vagas para crianças de 0 a 5 anos da região.

A solenidade foi marcada pela emoção. Familiares e amigos da patronesse da unidade de ensino acompanharam a cerimônia, que contou com a presença do prefeito Junior Franco, da primeira dama-dama e presidente do Fuss (Fundo Social de Solidariedade) Daniela Franco, do vice-prefeito e presidente do Saema, Carleto Denardi, da subsecretária de acompanhamento de Estado da Educação, Valesca Toledo, do dirigente de ensino de Pirassununga, Anísio da Costa, do secretário de Educação Bruno Roza, dos vereadores Eduardo Elias Dias, Anete Monteiro dos Santos Casagrande, Claudio de Souza, José Roberto Apolari, Marcelo de Oliveira, Regina Noêmia Geromel Corrochel e Pedro Eliseu Sobrinho, além de representantes e amigos da família da homenageada e autoridades municipais.

A construção da unidade contou com verbas do Governo do Estado, mais precisamente do FDE (Fundo para o Desenvolvimento da Educação). O prédio conta com salas pedagógicas, berçários com fraldário, lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviços. A unidade foi construída seguindo todas as normas de segurança e acessibilidade vigentes.

Na ocasião, a primeira-dama Dani Franco entregou flores à filha da homenageada, Adelci Hilda Mendes Marques. Houve também apresentação de fanfarra dos alunos da Emef Professora Adalgisa Perim Balestro Franzini.

“Entregamos hoje para comunidade da região uma escola moderna, funcional e com muitos ambientes educativos que irão favorecer a aprendizagem dos nossos alunos da rede municipal. Pessoalmente, sinto-me honrado em participar deste ato que homenageia nossa querida professora Francisca, pois enquanto aluno da Unar pude conviver com ela nos corredores da universidade e notar seu verdadeiro compromisso com a missão de educar”, comentou o secretário de Educação, Bruno Roza.

A unidade tem como patronesse Francisca Maria Mendes Marques, nascida em Itapira (SP) em 1929 e era mestre em educação pela UNIMEP, vice-diretora pedagógica e docente do Unar (Centro Universitário Dr. Edmundo Ulson). Ela faleceu em 2011, quando cursava o terceiro ano em Direito, vítima de um infarto do miocárdio fulminante.

“Dona Chica, minha mãe, deixou um grande legado. Desde os seus cinco anos, sonhava em ser professora e ensinar a todos a arte de ler e escrever. Ela exerceu sua profissão por longos 64 anos atuando em todos os níveis de ensino. Ela, inclusive, recebeu o título de cidadã ararense, pois foi aqui que foi acolhida de coração. Minha mãe teve quatro filhos: Adelci, Ademir, Ademilde e Adelma, além de sete netos e uma bisneta e, ainda, irmãos e sobrinhos maravilhosos, sem contar com seus amados e queridos alunos e amigos de profissão e agora perpetuando seu nome nesta grande homenagem em uma escola municipal. Somos gratos a essa linda homenagem”, disse a filha Adelci, emocionada.

Já o prefeito Junior Franco disse que a educação é um dos instrumentos mais importantes para a formação de cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres. “É por esse motivo que um dos principais pilares da minha gestão é o investimento em educação. Este é o maior legado que posso deixar para as novas gerações, afinal, o conhecimento é capaz de mudar vidas”, comentou o chefe do Executivo.

Você também pode ler:

Semana do município terá inaugurações e eventos

Em comemoração pelos 153 anos de emancipação político-administrativa do município, a Prefeitura de Araras prepara uma programação com eventos

Ler mais...

Saúde orienta sobre nebulização contra a dengue

O Setor de Controle de Endemias, da Secretaria Municipal da Saúde, está realizando nebulização contra o mosquito Aedes aegypti em todas

Ler mais...

IPTU 2024: primeira parcela vence a partir do dia 25 de março

Os carnês do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) 2024 começam a vencer no próximo dia

Ler mais...

Mobile Sliding Menu