A Prefeitura de Araras está finalizando os últimos detalhes para inaugurar a Emei Professora Francisca Maria Mendes Marques, no Jardim Dalla Costa, neste mês. A unidade será a segunda entregue este ano pela Administração Municipal. A primeira delas foi a Emei Israel Stevesson Fedatto, no Jardim das Nações II, no mês passado.
A nova Emei também recebe investimentos do Governo do Estado, por meio do FDE (Fundo para o Desenvolvimento da Educação), e irá atender aproximadamente 200 alunos de 0 a 5 anos.
O prédio, construído na Rua Doutor Hélio Furlan, irá atender a demanda de ensino infantil de vários bairros da região e conta com salas pedagógicas, berçários com fraldário, lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviços. A unidade foi construída seguindo todas as normas de segurança e acessibilidade vigentes.
A Secretaria de Educação de Araras está definindo a data de entrega junto ao Governo do Estado. “Estamos trabalhando incansavelmente para uma educação de qualidade. E, aqui em Araras, isso será referência novamente. É muito importante que os alunos estudem próximo a suas residências. Economiza tempo, sem falar na segurança. Essa será outra escola ampla, que entregaremos à comunidade ararense”, comentou o prefeito Junior Franco.
Patronesse
Quem dá nome à escola é a professora Francisca Maria Mendes Marques, natural de Itapira (SP). Dona Chica, como era conhecida, nasceu em 5 de agosto de 1929 e se mudou para Araras, aos nove anos, com a mãe Hilda Baiardi.
Estudar sempre fez parte da vida de Francisca, que andava 12 quilômetros do sítio até a escola Julio Mesquita, em Itapira, sempre seguida por um cachorro, ou por um carneiro. De lá para continuar os estudos, ganhou bolsa da Prefeitura de Araras, pois naquela época as escolas públicas cobravam uma taxa. O Rotary Clube doou os livros e, assim, ela foi estudar na escola Cesário Coimbra. Dedicada, sempre se destacou ficando nos primeiros lugares.
Em 1945, tendo exemplos como Vicente Padovani, Laerte Michelin, Irma Cressoni, Paulo Russo, Paulo Barbosa, Francisca se formou no ginásio. Prosseguindo seus estudos, ainda com auxílio do Rotary, cedendo todo material, se graduou na escola Normal de Itapira.
Em 1948, retornou para Araras onde seus trabalhos como professora logo foram exigidos. Por um ano e meio, trabalhou na Escola Mista da Fazenda Belmonte. Depois prestou concurso, se efetivando na Escola Mista Bela Vista, em Itapira, que lhe daria a chance de crescer na profissão. Em 1951 foi para a Fazenda Cascata em Araras. Em seguida, começava seu caminho pelas salas do Vergueiro, Justiniano, onde foi mestra por 25 anos e também vice-diretora.
Casou-se em 1953 com Herculano Marques, que conheceu nos bailes da vida. Teve quatro filhos: Ademir, Ademilde, Adelma e Adelci.
Pós-graduada em pedagogia pelo Centro Universitário Barão de Mauá em 1967, Francisca Maria Mendes Marques também se graduou em licenciatura pelo Centro Universitário Moura de Lacerda em 1973. Especializou-se em semiologia da comunicação, aprendizagem de matemática e seus fundamentos filosóficos, metodologia do ensino superior, administração e supervisão escolar, língua portuguesa, psicopedagogia e mestrado em educação.
Dona Chica foi professora titular de orientação de estágio no Centro Universitário Dr. Edmundo Ulson, professora titular de prática de ensino e também titular de didática da mesma universidade.