Festa Literária na Praça contará participação de editoras, livrarias e sebos

Categoria Eventos, Notícias Publicado em

Domingo (27), um grupo de editoras, livrarias e sebos desembarca em Araras para a 1ª edição da Flap (Festa Literária de Araras na Praça), que terá diversas atrações para fãs de literatura e de música. O evento, que é realizado pela Prefeitura de Araras, na Praça Barão, começa a partir das 8h.

Confirmadas pela Secretaria Municipal de Educação, organizadora do evento, estão: Editoria 34, Editora Record, Companhia das Letras, Editora Hope, Editora IDE, Editora Coerência, Editora Diário Macabro, Editora Spartacus, Editora Girassol, Sebo do Neu, Sebo Alfa, Sebo Line, Livraria Eureka e Borrões – papelaria literária.

O evento, que faz homenagem ao escritor ararense Alcyr Matthiensen, contará com venda, troca e doação de livros, participação de livrarias, editoras e autores, lançamento de livros, música ao vivo, contação de histórias, personagens literários, rodas de conversas com autores, oficinas, maratona de desenho e fusca literário, além de booktubers.

A Flap terá Maratona Literária para ararenses que gostam de escrever. A ação, que homenageia a professora Nadyr Rodini Vanzetti, envolve produção de texto ao ar livre sobre um único tema, seguindo gêneros literários definidos de acordo com a faixa etária dos participantes. Participarão alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II e do 1º ao 3º ano do ensino médio de escolas municipais, estaduais e particulares, além de pessoas que não estão mais em idade escolar (categoria sênior). A iniciativa acontece das 9h às 12h. As inscrições foram encerradas. Para os três primeiros colocados de cada ano escolar e também da categoria sênior, a premiação será a publicação do texto em um livro, organizado pela Editora Hope. A obra será lançada em uma noite de autógrafos com a participação dos autores, vencedores do evento.

Rodas de conversas

Duas tendas estarão montadas na Praça Barão para as rodas de conversa, homenageando dois ilustres ararenses. No espaço que leva o nome do professor Alcyr Matthiensen a programação inclui debates sobre Contos de Fadas, Folclore e a formação do leitor (10h); Mercado Editorial – a publicação de novos autores (13h); Compartilhando leituras – Clube do livro, Youtube, Instagram (14h30); e Quem te incentivou a ler e escrever? (16h).

Já a outra tenda, em homenagem à professora Nadyr Rodini Vanzetti, a programação será Adulto também lê Histórias em Quadrinhos (10h); A Diversidade na Literatura (13h); Por que escrever? (14h30); e Mulheres em Pauta (16h).

Oficinas

As oficinas da Flap terão Poesia com Lua Marin, Ilustração com Felipe Tognoli, Lettering com Gabriela Delbem e Talita Lima, Origami com Regina Casagrande e Marina Ruy, e Criação com Mariana Michelon.

Booktubers

Três booktubers estão presentes na Festa. Eles são profissionais que produzem vídeos no Youtube focado em livros e literatura. Juliana Poggi, Augusto Assis e Taty Leite.

Músicos

Cinco músicos farão a trilha sonora do evento. São eles: Gabi Vian, Semper Soma, Snow Peppers, Rafaele Nascimento e Ratos do Esgoto.

Lançamento de livros

A Flap também será a oportunidade para quatro autores lançaram o seu livro: Joel Fernando Borella, Sergio Lourenço, Bianca Silvino e Gisele Fernandes.

Decoração

A decoração da 1º edição da Flap contará com a casa de João e Maria – que será montada no coreto da Praça Barão. Alunos da rede municipal de ensino estão confeccionando uma colcha de retalhos, como forma de todos participarem do evento. Estantes, mesas e bancos rústicos também farão parte do visual da Festa.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu