Grupos de caminhada em unidades de saúde estimulam a prática de exercícios

Categoria Notícias, Saúde Publicado em

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria da Saúde, promove ações voltadas a garantir mais qualidade de vida à população. Entre essas atividades estão os grupos de caminhada que acontecem no ESF (Estratégia Saúde da Família) Fermin Blanco Vianna e no ESF Bento Feres.

No ESF Fermin Blanco Vianna, os encontros acontecem às segundas-feiras, a partir das 7h30, com 30 minutos de caminhada e 15 minutos de alongamento e relaxamento.

Já no ESF Bento Feres, os encontros acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, também a partir as 7h30. “Às segundas-feiras, os pacientes realizam exercícios físicos na academia ao ar livre. Nos outros dois dias, realizam caminhadas ao redor do Parque Ecológico e alongamentos. Estimular a prática de exercícios físicos e hábitos saudáveis: esse é nosso principal objetivo”, explicou o agente comunitário de saúde do local, Adriel Nunes. 

Além disso, os participantes recebem orientações sobre alimentação – em especial para diabéticos e hipertensos. Também há aferição de pressão antes e depois dos exercícios físicos. Caso alguém tenha alguma alteração considerável, é encaminhado para avaliação com o clínico geral.

Os grupos são abertos a todas as pessoas que queiram participar, independentemente de ser paciente da unidade ou não, com o principal objetivo de estimular a prática de exercícios físicos e hábitos saudáveis como forma de prevenção a doenças, mas também visando promover o bem-estar e a interação dos pacientes, tanto entre eles quanto com as equipes de saúde.

“Iniciamos o grupo nesta segunda-feira (14) e já temos 20 pessoas inscritas. Estamos muito felizes com a receptividade das pessoas. Agora, nosso objetivo é oferecer a caminhada duas vezes por semana, às segundas e quartas-feiras, a partir de novembro”, ressaltou a enfermeira do ESF Fermin Blanco Vianna, Juliana Caroline dos Santos.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu