Mais uma escola será inaugurada em Araras nesta sexta

Categoria Educação, Notícias Publicado em

A Prefeitura de Araras inaugura nesta sexta-feira (18), às 9h, a Emei Professora Francisca Maria Mendes Marques, que fica na Rua Doutor Hélio Furlan, Jardim Dalla Costa. A escola irá atender aproximadamente 200 alunos de 0 a 5 anos da região.

O evento contará com a presença do prefeito Junior Franco e autoridades locais, além de representantes do Governo do Estado, uma vez que a unidade também recebe investimentos do FDE (Fundo para o Desenvolvimento da Educação).

Na ocasião, haverá também apresentação de fanfarra dos alunos da Emef Professora Adalgisa Perim Balestro Franzini.

O prédio conta com salas pedagógicas, berçários com fraldário, lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviços. A unidade foi construída seguindo todas as normas de segurança e acessibilidade vigentes.

Patronesse

Quem dá nome à escola é a professora Francisca Maria Mendes Marques, natural de Itapira (SP). Dona Chica, como era conhecida, nasceu em 5 de agosto de 1929 e se mudou para Araras, aos nove anos, com a mãe Hilda Baiardi.

Estudar sempre fez parte da vida de Francisca, que andava 12 quilômetros do sítio até a escola Julio Mesquita, em Itapira, sempre seguida por um cachorro, ou por um carneiro. De lá para continuar os estudos, ganhou bolsa da Prefeitura de Araras, pois naquela época as escolas públicas cobravam uma taxa. O Rotary Clube doou os livros e, assim, ela foi estudar na escola Cesário Coimbra. Dedicada, sempre se destacou ficando nos primeiros lugares.

Em 1945, tendo exemplos como Vicente Padovani, Laerte Michelin, Irma Cressoni, Paulo Russo, Paulo Barbosa, Francisca se formou no ginásio. Prosseguindo seus estudos, ainda com auxílio do Rotary, cedendo todo material, se graduou na escola Normal de Itapira.

Em 1948, retornou para Araras onde seus trabalhos como professora logo foram exigidos. Por um ano e meio, trabalhou na Escola Mista da Fazenda Belmonte. Depois prestou concurso, se efetivando na Escola Mista Bela Vista, em Itapira, que lhe daria a chance de crescer na profissão. Em 1951 foi para a Fazenda Cascata em Araras. Em seguida, começava seu caminho pelas salas do Vergueiro, Justiniano, onde foi mestra por 25 anos e também vice-diretora.

Casou-se em 1953 com Herculano Marques, que conheceu nos bailes da vida. Teve quatro filhos: Ademir, Ademilde, Adelma e Adelci.

Pós-graduada em pedagogia pelo Centro Universitário Barão de Mauá em 1967, Francisca Maria Mendes Marques também se graduou em licenciatura pelo Centro Universitário Moura de Lacerda em 1973. Especializou-se em semiologia da comunicação, aprendizagem de matemática e seus fundamentos filosóficos, metodologia do ensino superior, administração e supervisão escolar, língua portuguesa, psicopedagogia e mestrado em educação.

Dona Chica foi professora titular de orientação de estágio no Centro Universitário Dr. Edmundo Ulson, professora titular de prática de ensino e também titular de didática da mesma universidade.

Você também pode ler:

Semana do município terá inaugurações e eventos

Em comemoração pelos 153 anos de emancipação político-administrativa do município, a Prefeitura de Araras prepara uma programação com eventos

Ler mais...

Saúde orienta sobre nebulização contra a dengue

O Setor de Controle de Endemias, da Secretaria Municipal da Saúde, está realizando nebulização contra o mosquito Aedes aegypti em todas

Ler mais...

IPTU 2024: primeira parcela vence a partir do dia 25 de março

Os carnês do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) 2024 começam a vencer no próximo dia

Ler mais...

Mobile Sliding Menu