Prefeitura apresenta novo sistema eletrônico de emissão de notas fiscais de serviços e gerenciamento de ISSQN

Categoria Notícias, Prefeitura de Araras Publicado em

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria da Fazenda, apresentou o novo Sistema Eletrônico Municipal de Emissão de Notas Fiscais (NF) de Serviços e Gerenciamento o ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), conhecido como apresentação do SIGISSWEB, na última quarta-feira (16), no anfiteatro do Insa (Instituto Nossa Senhora Auxiliadora).

O evento, voltado a contabilistas e demais profissionais do setor, teve como principal objetivo abordar temas relativos à implantação do novo sistema por meio do site da Prefeitura, que ocorrerá a partir do dia 4 de novembro. A apresentação ficou por conta da GLC consultoria SS LTDA EPP, empresa responsável pela implantação do software.

O acesso ao novo sistema terá início no dia 4 de novembro, por meio do link araras.sigissweb.com. Mais informações podem ser obtidas com a GLC Consultoria, pelos telefones (19) 3873-1829, 3873-7633, 3828-7750, 3828-7727 ou pelos e-mails [email protected], [email protected], [email protected][email protected], skype: nfs.eletronica, suporte.sigiss1 e suporte.sigiss.

 

O que muda?

A implantação do novo sistema contará com duas fases. Na primeira, a partir do dia 4 de novembro, os contabilistas e geradores de nota fiscal eletrônica deverão passar a realizar os serviços de emissão de NF e gerenciamento de ISSQN pelo sistema SIGISSWEB, por meio do link https://araras.sigissweb.com, que estará disponível também no site da Prefeitura (araras.sp.gov.br).

Já a segunda fase, com prazo de implantação de 30 dias a partir da entrega da base de dados, prevê a importação de todas as notas geradas até o dia 1° de novembro, com todos os históricos dos últimos seis anos.

As mudanças, previstas pelo decreto n°6.590, de 15 de outubro de 2019, que será publicado na edição do Diário Oficial Eletrônico desta sexta-feira (18), com alterações no Decreto n° 5.805, de 15 de abril de 2011, trazem novidades como desobrigatoriedade de pedido físico para emissão de NF e cancelamento espontâneo até o vencimento do imposto.

O atual sistema será bloqueado para emissão no dia 1° de novembro e o sistema SIGISSWEB será liberado no dia 4 de novembro. Portanto, neste período de 1 a 3 de novembro, não será possível emitir nota fiscal. Além disso, no novo sistema, não será possível emitir NF com data retroativa a 1° de novembro.

É importante ressaltar que não será necessário realizar um novo cadastro para empresas e escritórios que utilizam o antigo sistema, sendo necessário somente informar o número do CNPJ e clicar em “esqueci minha senha” para receber um novo número de acesso via e-mail. Por esse motivo, é de extrema importância que os dados estejam atualizados até o dia 1° de novembro.

 

Principais alterações

Desobrigatoriedade de pedir AIDF (Autorização para Impressão de Documentos Fiscais) no papel; no sistema antigo, é necessário abrir protocolo via papel.

Sem renovação de AIDF; no sistema antigo, a renovação era feita anualmente.

Cancelamento de NF espontâneo até o vencimento do ISSQN; no sistema antigo, o cancelamento de nota fiscal somente é feito pelo fiscal.

Não há necessidade de fechar período, já que os lançamentos ficam abertos;

NF emitida por optante do SN gera dívida, com cruzamento com a RFB;

Tomador deve aceitar ou recusar pré-lançamentos de tomador;

 

Como vai funcionar o login?

Não será necessário realizar um novo cadastro para empresas e escritórios que utilizam o antigo sistema, sendo necessário somente informar o número do CNPJ e clicar em “esqueci minha senha” para receber um novo número de acesso via e-mail.

Haverá uma senha para fazer escrituração (responsável) e uma senha para emissão de NF (declarante emissor de NF) – quando o responsável é a própria empresa será gerada apenas uma senha.

Em caso de escritório de contabilidade, a senha do responsável visualiza os dados de todos os seus declarantes, enquanto a senha de emissor de NF visualiza as NF’s emitidas e a guia para pagamentos.

Escritórios e empresas precisam conferir e atualizar seu e-mail para recebimentos das senhas.

 

Informações importantes

Caso a empresa não estiver vinculada a nenhum prestador de serviço responsável (escritório de contabilidade, por exemplo), será considerada ela mesma responsável;

O escritório é quem atribui os declarantes;

Caso a empresa tenha um escritório (que não esteja cadastrado no sistema antigo), o escritório deverá cadastrar a empresa como declarante;

 

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu