O ex-vereador jovem, Igor Bonini Cardoso, estudante da Escola Dr. Cesário Coimbra de Araras, fez uso da Tribuna Livre da 37ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Araras, na última segunda-feira (14), e sugeriu a instalação de ecopontos em todas as regiões da cidade com o objetivo de conscientizar à população sobre a necessidade de separar o lixo.
Ecopontos são recipientes de cores diferentes que servem para fazer a seletiva do lixo. O amarelo destina-se a embalagem de plástico, o azul serve para depositar papel, o verde é para vidro e o vermelho serve exclusivamente para depositar pilhas, baterias de celular e outros lixos eletrônicos. “Com a implantação de ecopontos na cidade, a população fará a destinação correta do lixo e isso fará com que as pessoas se conscientizem sobre a importância da preservação do meio ambiente. Certamente vamos ter menos enchentes, já que não haverá mais o entupimento de bueiros pela cidade”, discursa.
O orador destacou ainda que a criação da coleta seletiva do lixo, trará uma grande economia ao Município. “Araras produz três mil toneladas de lixo mensalmente, com gasto de mais de 1 milhão de reais por mês aos cofres públicos. Com a instalação de ecopontos, a tendência é que haja uma economia no recolhimento desses resíduos, já que a coleta será feita em um lugar fixo do bairro e não mais de rua a rua”, explica.
Igor citou como exemplo cidades da região que já fazem a coleta seletiva do lixo. “Poderíamos seguir o exemplo de Limeira e Rio Claro que implantaram o sistema de ecopontos e fizeram parceria com cooperativas e com famílias que fazem a coleta de material reciclável, com isso, a prefeitura só teria o custo da implantação desses ecopontos, pois, no decorrer do tempo esse sistema de coleta seletiva gerará emprego e renda”, conclui.
Com informações: Nilsinho Zanchetta – Diretoria de Comunicação da CMA