40 toneladas. Essa é a quantidade de entulho retirada das ruas de Araras diariamente pelas equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Desde julho, o volume coletado pela Prefeitura aumentou 60% – até então, eram 25 toneladas retiradas por dia pelas equipes.
A medição é realizada por balança de precisão instalada no Complexo Municipal de Resíduos e Rejeitos (antigo Aterro Municipal).
De acordo com o secretário da pasta, Beto Cabrini, parte da população não vem respeitando o cronograma de recolhimento. “Nem a metragem, nem a data de colocação dos entulhos nas vias públicas estão sendo respeitadas. Sofás, por exemplo, eram recolhidos em média 25 por dia. Agora, esse número chega a 50. Nós fazemos a nossa parte, mas sem o apoio e o bom senso do cidadão quanto a data, não há como manter a cidade limpa”, disse ele.
Estudos realizados pela Prefeitura estabeleceram um novo limite de materiais que poderiam ser descartados nas ruas pela população, a partir de julho deste ano. O limite passou a ser de 1m³ de entulho – antes, cada residência poderia descartar até 3m³. O descarte é permitido apenas nos dias definidos pelo cronograma de entulho. Para ter acesso, clique aqui.
A Prefeitura vem intensificando a limpeza da cidade e potencializando o serviço em todas as regiões. Mas, apesar do esforço da administração, algumas práticas recorrentes andam causando transtornos inconvenientes em vários pontos da cidade. Levantamento realizado pela Secretaria apontou que o maior volume de material descartado irregularmente está nas regiões leste e sul.
Cobrança de taxa de coleta
Quem desrespeitar as regras está sujeito à cobrança da taxa de serviço executado pela própria Prefeitura, de acordo com tabela de Preços Públicos, que sempre esteve em vigor.
Nos casos em que o cidadão colocar mais de 1m³ de entulho nas ruas, tanto nos dias permitidos quanto fora deles, a Prefeitura vai recolher o material e cobrar pelo serviço. Para a retirada de mais de 1 m³ de entulho em dias permitidos, a taxa de coleta será de R$ 244,65. Se o material for descartado fora do cronograma de datas permitidas, o preço público será de R$ 339,77.