Quantidade de entulho descartado aumenta 60% nas ruas

Categoria Notícias, Prefeitura de Araras Publicado em

40 toneladas. Essa é a quantidade de entulho retirada das ruas de Araras diariamente pelas equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Desde julho, o volume coletado pela Prefeitura aumentou 60% – até então, eram 25 toneladas retiradas por dia pelas equipes.

A medição é realizada por balança de precisão instalada no Complexo Municipal de Resíduos e Rejeitos (antigo Aterro Municipal).

De acordo com o secretário da pasta, Beto Cabrini, parte da população não vem respeitando o cronograma de recolhimento. “Nem a metragem, nem a data de colocação dos entulhos nas vias públicas estão sendo respeitadas. Sofás, por exemplo, eram recolhidos em média 25 por dia. Agora, esse número chega a 50. Nós fazemos a nossa parte, mas sem o apoio e o bom senso do cidadão quanto a data, não há como manter a cidade limpa”, disse ele.

Estudos realizados pela Prefeitura estabeleceram um novo limite de materiais que poderiam ser descartados nas ruas pela população, a partir de julho deste ano. O limite passou a ser de 1m³ de entulho – antes, cada residência poderia descartar até 3m³. O descarte é permitido apenas nos dias definidos pelo cronograma de entulho. Para ter acesso, clique aqui.

A Prefeitura vem intensificando a limpeza da cidade e potencializando o serviço em todas as regiões. Mas, apesar do esforço da administração, algumas práticas recorrentes andam causando transtornos inconvenientes em vários pontos da cidade. Levantamento realizado pela Secretaria apontou que o maior volume de material descartado irregularmente está nas regiões leste e sul.

Cobrança de taxa de coleta

Quem desrespeitar as regras está sujeito à cobrança da taxa de serviço executado pela própria Prefeitura, de acordo com tabela de Preços Públicos, que sempre esteve em vigor.

Nos casos em que o cidadão colocar mais de 1m³ de entulho nas ruas, tanto nos dias permitidos quanto fora deles, a Prefeitura vai recolher o material e cobrar pelo serviço. Para a retirada de mais de 1 m³ de entulho em dias permitidos, a taxa de coleta será de R$ 244,65. Se o material for descartado fora do cronograma de datas permitidas, o preço público será de R$ 339,77.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu