Planejamento Urbano foi tema de debate do Programa “Avança Araras” na Câmara Municipal

Categorias Câmara Municipal, Notícias em

Dando sequência nas palestras do Programa de Planejamento e Desenvolvimento Participativo “Avança Araras”, que tem como finalidade propor debates projetando a cidade até 2030, a Câmara promoveu na manhã de terça-feira (12), no Plenário Bruno Moysés Batistela, palestras sobre Planejamento Urbano com as especialistas na área, Ester Aparecida Viana, Ex-Diretora Executiva da Agência Metropolitana de Campinas e ex-vereadora de Campinas e com a mestre e doutora em Planejamento Urbano, Dra. Vanessa Bello Figueiredo.

O evento foi presidido pelo autor do projeto de resolução nº 16 de 18 de setembro de 2018, o vereador Felipe Dezotti Beloto (PL) e contou com a presença de autoridades, representantes do Executivo e de um grande público na plateia, que ao final da cerimônia interagiu com o parlamentar e as palestrantes. Os interessados irão receber um certificado digital do Poder Legislativo de Araras sobre as palestras.

A Assistente Social, Ex-Diretora Executiva da Agência Metropolitana de Campinas e ex-vereadora de Campinas, Ester Aparecida Viana falou sobre “Planejamento Urbano e Governança”. “É importante projetar o futuro, isso já fazemos no nosso dia-dia e uma cidade também precisa pensar lá na frente e tem instrumentos para isso, especialmente nas áreas de mobilidade urbana e resíduos sólidos. Sugiro um planejamento de forma regionalizada dentro da cidade e políticas públicas com a criação de um conselho administrativo com visão de futuro”, discursa.

Ester Aparecida Viana tem uma vasta experiência na vida pública, é formada em Assistente Social, sendo Secretária Municipal de Ação Regional em Campinas e Diretora de Promoção Social também em Campinas. Na sua trajetória profissional, possui ainda participação na elaboração dos projetos de Plano Diretor das cidades de Pirassununga e Louveira, além de ter sido vereadora em Campinas e Diretora Executiva da Agência Metropolitana de Campinas.

A também palestrante, formada em Arquitetura e Urbanismo, mestre e doutora em planejamento urbano, Dra. Vanessa Bello Figueiredo, falou sobre o “Planejamento Urbano no Século 21”. “Temos que pensar globalmente e agir localmente. A criação de um plano diretor atrelado com o uso de ocupação e parcelamento do solo dará um norte para o desenvolvimento de uma cidade sustentável. O desenho da mobilidade tem que estar no plano diretor, a municipalidade precisa reivindicar a aplicação deste plano. O futuro se faz agora, os governantes precisam entender que políticas públicas de mobilidade urbana, habitação e meio ambiente precisam começar imediatamente, sempre projetando o futuro”, explica.

Vanessa Bello Figueiredo é especialista em arquitetura e urbanismo, mestre e doutora em Planejamento Urbano e Regional pela USP (Universidade de São Paulo) e atua como docente na PUCC (Pontifícia Universidade Católica) de Campinas, integra o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo e foi Subprefeita de Paranapiacaba em Santo André-SP, na grande São Paulo.

O vereador Felipe Dezotti Beloto elogiou o discurso das palestrantes e ressaltou que todos os presentes receberam uma aula sobre Planejamento Urbano. “Nós tivemos o privilégio de receber essas duas brilhantes palestrantes que nos deram uma verdadeira aula sobre o tema. De fato, precisamos pensar no futuro com responsabilidade e o nosso município precisa ser restruturado, traçar um plano a longo prazo, isso é fundamental. A municipalidade organizada precisa entender que estamos num processo democrático e isso é importante para que políticas públicas de interesse da população sejam colocadas em prática”, disse.

O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara no canal 4 da NET, no site, Facebook e Youtube da Câmara Municipal de Araras e o vídeo segue disponível na íntegra para quem quiser acompanhar, basta clicar aqui.

Durante o evento, o vereador Felipe Beloto ratificou que ao final do Programa “Avança Araras” será produzido um relatório pela Câmara Municipal de Araras com todas as diretrizes debatidas nas palestras, o qual será entregue ao Poder Executivo com o objetivo de colaborar com um planejamento estratégico de gestão pública para a cidade de Araras nos próximos 11 anos.

Na próxima terça-feira (19), às 13h30, o tema a ser abordado no Programa “Avança Araras” será “Governança” com o empresário e mestre em tecnologia, Adão Lopes, que discorrerá sobre “Tecnologia em Prol da Governança nos Municípios”. Também haverá palestra com o mestre em controladoria e contabilidade, Marcelo Ferreira da Silva, que falará sobre “Governança Municipal”. O Professor e Coordenador do Curso de Ciências Econômicas da FHO/UNIARARAS, Fernando da Silva Pereira, confirmou presença no evento.

Você pode ler também!

PESQUISA REGISTRADA SP-03722/2020 APONTA PEDRINHO ELISEU COM 36,1% DAS INTENÇÕES DE VOTOS

O pré-candidato a prefeito de Araras, Pedrinho Eliseu, aparece em primeiro lugar na pesquisa eleitoral divulgada nesta quinta-feira, 24

Read More...

Confira a Previsão do Tempo para Araras e Região para os dias 23/09 a 27/09/2020

Quarta-feira (23/09) Frente fria deslocou-se para o estado do Rio de Janeiro. Entretanto, devido a sua proximidade do estado de

Read More...

PAT de Araras divulga novas vagas de trabalho para o dia 23/09/2020

5486464 AUXILIAR DE LIMPEZA 5444861 AUXILIAR TÉCNICO 5483784 ASSISTENTE ADMINISTRATIVO 5484596 BABA 5484656 MOTORISTA DE CAMINHÃO 5480379 MOTORISTA DE DISK ENTULHO 5484491 OPERADOR DE EMPILHADEIRA 5484485

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu