Planejamento Urbano foi tema de debate do Programa “Avança Araras” na Câmara Municipal

Categoria Câmara Municipal, Notícias Publicado em

Dando sequência nas palestras do Programa de Planejamento e Desenvolvimento Participativo “Avança Araras”, que tem como finalidade propor debates projetando a cidade até 2030, a Câmara promoveu na manhã de terça-feira (12), no Plenário Bruno Moysés Batistela, palestras sobre Planejamento Urbano com as especialistas na área, Ester Aparecida Viana, Ex-Diretora Executiva da Agência Metropolitana de Campinas e ex-vereadora de Campinas e com a mestre e doutora em Planejamento Urbano, Dra. Vanessa Bello Figueiredo.

O evento foi presidido pelo autor do projeto de resolução nº 16 de 18 de setembro de 2018, o vereador Felipe Dezotti Beloto (PL) e contou com a presença de autoridades, representantes do Executivo e de um grande público na plateia, que ao final da cerimônia interagiu com o parlamentar e as palestrantes. Os interessados irão receber um certificado digital do Poder Legislativo de Araras sobre as palestras.

A Assistente Social, Ex-Diretora Executiva da Agência Metropolitana de Campinas e ex-vereadora de Campinas, Ester Aparecida Viana falou sobre “Planejamento Urbano e Governança”. “É importante projetar o futuro, isso já fazemos no nosso dia-dia e uma cidade também precisa pensar lá na frente e tem instrumentos para isso, especialmente nas áreas de mobilidade urbana e resíduos sólidos. Sugiro um planejamento de forma regionalizada dentro da cidade e políticas públicas com a criação de um conselho administrativo com visão de futuro”, discursa.

Ester Aparecida Viana tem uma vasta experiência na vida pública, é formada em Assistente Social, sendo Secretária Municipal de Ação Regional em Campinas e Diretora de Promoção Social também em Campinas. Na sua trajetória profissional, possui ainda participação na elaboração dos projetos de Plano Diretor das cidades de Pirassununga e Louveira, além de ter sido vereadora em Campinas e Diretora Executiva da Agência Metropolitana de Campinas.

A também palestrante, formada em Arquitetura e Urbanismo, mestre e doutora em planejamento urbano, Dra. Vanessa Bello Figueiredo, falou sobre o “Planejamento Urbano no Século 21”. “Temos que pensar globalmente e agir localmente. A criação de um plano diretor atrelado com o uso de ocupação e parcelamento do solo dará um norte para o desenvolvimento de uma cidade sustentável. O desenho da mobilidade tem que estar no plano diretor, a municipalidade precisa reivindicar a aplicação deste plano. O futuro se faz agora, os governantes precisam entender que políticas públicas de mobilidade urbana, habitação e meio ambiente precisam começar imediatamente, sempre projetando o futuro”, explica.

Vanessa Bello Figueiredo é especialista em arquitetura e urbanismo, mestre e doutora em Planejamento Urbano e Regional pela USP (Universidade de São Paulo) e atua como docente na PUCC (Pontifícia Universidade Católica) de Campinas, integra o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo e foi Subprefeita de Paranapiacaba em Santo André-SP, na grande São Paulo.

O vereador Felipe Dezotti Beloto elogiou o discurso das palestrantes e ressaltou que todos os presentes receberam uma aula sobre Planejamento Urbano. “Nós tivemos o privilégio de receber essas duas brilhantes palestrantes que nos deram uma verdadeira aula sobre o tema. De fato, precisamos pensar no futuro com responsabilidade e o nosso município precisa ser restruturado, traçar um plano a longo prazo, isso é fundamental. A municipalidade organizada precisa entender que estamos num processo democrático e isso é importante para que políticas públicas de interesse da população sejam colocadas em prática”, disse.

O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara no canal 4 da NET, no site, Facebook e Youtube da Câmara Municipal de Araras e o vídeo segue disponível na íntegra para quem quiser acompanhar, basta clicar aqui.

Durante o evento, o vereador Felipe Beloto ratificou que ao final do Programa “Avança Araras” será produzido um relatório pela Câmara Municipal de Araras com todas as diretrizes debatidas nas palestras, o qual será entregue ao Poder Executivo com o objetivo de colaborar com um planejamento estratégico de gestão pública para a cidade de Araras nos próximos 11 anos.

Na próxima terça-feira (19), às 13h30, o tema a ser abordado no Programa “Avança Araras” será “Governança” com o empresário e mestre em tecnologia, Adão Lopes, que discorrerá sobre “Tecnologia em Prol da Governança nos Municípios”. Também haverá palestra com o mestre em controladoria e contabilidade, Marcelo Ferreira da Silva, que falará sobre “Governança Municipal”. O Professor e Coordenador do Curso de Ciências Econômicas da FHO/UNIARARAS, Fernando da Silva Pereira, confirmou presença no evento.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu