26º Águas de Oxalá valorizou a cultura africana e reforçou o combate contra o racismo

Categoria Eventos, Notícias Publicado em

O 26º Cortejo Águas de Oxalá, que aconteceu no último domingo (26), em Araras, intensificou a luta contra o racismo e a intolerância religiosa. O evento culminou com a tradicional lavagem das escadarias da Igreja Santa Cruz, na região central.

A programação começou na sexta-feira (24) no Quilombo Anastácia, no Assentamento Rural Araras 3. A programação incluiu tendas de hip hop, maracatu e samba de bumbo, além de oficinas de construção de tambor e de máscaras, e contação de histórias.

Já no domingo, religiosos de Araras e região percorreram as ruas da região central da cidade até a Igreja Santa Cruz, onde foi realizada a louvação aos orixás e a tradicional lavagem das escadarias e do entorno do local com água de cheiro.

Em 2017, o Cortejo passou a fazer parte do calendário Turístico do Estado de São Paulo por meio da Lei 16.562 – de 31/10/2017. Este ano, assim como os anteriores, o evento foi realizado pela Comunidade Religiosa Ylê Axé de Yansã e do Conselho Municipal da Participação, Desenvolvimento da Comunidade Negra de Araras, em parceria com a Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Em Araras, o Águas de Oxalá teve início ainda na década de 80, com o babalorixá Adailton de Yansã, em parceria com o Acervo Cultural Afro-brasileiro. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3541-5763 e 3542-5807.

Você também pode ler:

Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura promove palestra para produtores e comerciantes

Na última quarta-feira (17), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura promoveu uma palestra com produtores e comerciantes

Read More...

Centro de Informação ao Turista inicia atividades no Lago Municipal

O Centro de Informação ao Turista está funcionando normalmente no Parque Municipal “Fábio da Silva Prado” (Lago Municipal). De

Read More...

Prefeito Pedrinho Eliseu acompanha trabalho de combate a incêndio criminoso

Na última quarta-feira (17) o prefeito Pedro Eliseu Filho, acompanhado dos secretários Paulo Emygdio (Secretaria Municipal de Serviços Públicos)

Read More...

Mobile Sliding Menu