26º Águas de Oxalá valorizou a cultura africana e reforçou o combate contra o racismo

Categorias Eventos, Notícias em

O 26º Cortejo Águas de Oxalá, que aconteceu no último domingo (26), em Araras, intensificou a luta contra o racismo e a intolerância religiosa. O evento culminou com a tradicional lavagem das escadarias da Igreja Santa Cruz, na região central.

A programação começou na sexta-feira (24) no Quilombo Anastácia, no Assentamento Rural Araras 3. A programação incluiu tendas de hip hop, maracatu e samba de bumbo, além de oficinas de construção de tambor e de máscaras, e contação de histórias.

Já no domingo, religiosos de Araras e região percorreram as ruas da região central da cidade até a Igreja Santa Cruz, onde foi realizada a louvação aos orixás e a tradicional lavagem das escadarias e do entorno do local com água de cheiro.

Em 2017, o Cortejo passou a fazer parte do calendário Turístico do Estado de São Paulo por meio da Lei 16.562 – de 31/10/2017. Este ano, assim como os anteriores, o evento foi realizado pela Comunidade Religiosa Ylê Axé de Yansã e do Conselho Municipal da Participação, Desenvolvimento da Comunidade Negra de Araras, em parceria com a Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Em Araras, o Águas de Oxalá teve início ainda na década de 80, com o babalorixá Adailton de Yansã, em parceria com o Acervo Cultural Afro-brasileiro. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3541-5763 e 3542-5807.

Você pode ler também!

Saema instala nova bomba para aumentar vazão de água para a região Norte

O Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) realizou na última sexta-feira (26), a troca de

Read More...

Saema executa 300 recapeamentos asfáltico em 56 dias

Desde janeiro uma operação de recapeamento asfáltico vem sendo realizada por toda a cidade pelo Saema (Serviço de Água

Read More...

Araras termina fevereiro com recorde de casos e óbitos

Foram 39 mortes e 1.738 casos em 28 dias. Número é maior que os de novembro, dezembro e janeiro

Read More...

Mobile Sliding Menu