Mais 600 mudas de árvores foram plantadas em Araras na Avenida Dona Renata (Marginal). A ação foi realizada pela empresa Garden Center Tudo Verde Paisagismo, atendendo a um Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental, em parceria com a Prefeitura de Araras.
As 40 espécies nativas – 15 mudas de cada uma – foram plantadas em uma área remanescente de mais de 8 mil m², próximo à junção dos Ribeirões das Furnas e das Araras, onde aconteceram as obras de macrodrenagem urbana do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O plantio contou com o apoio da equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura.
O local recebeu mudas pioneiras – plantas de rápido crescimento e mais adaptadas ao clima e às condições locais, compondo a primeira formação vegetal – e não-pioneiras, que são espécies de desenvolvimento mais lento e de maior exigência climática para adaptação.
“A Garden Center conseguiu a aprovação da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para a criação da área de preservação permanente. Ela também será responsável pela manutenção do local durante o crescimento e desenvolvimento das mudas”, comentou a diretora de Saneamento Ambiental e Educação Ecológica, Izabela Orzari.
Outras informações sobre o plantio podem ser obtidas pelo telefone 3547-8806.
Espécies plantadas na área de preservação permanente
Pioneiras:
– Angico da mata
– Aroeira mansa
– Canafístula
– Capororoca branca
– Caroba branca
– Cassia rosa
– Fruto de pombo
– Guaçatonga
– Guaritá
– Ingá quatro quinas
– Ipê rosa
– Jacarandá de minas
– Maria mole
– Pau d’alho
– Pau formiga
– Pau viola
– Quaresmeira
– Tipuana
Não-pioneiras:
– Cabreúva
– Canela de veado
– Canelinha
– Coração negro
– Dedaleiro
– Falso barbatimão
– Guaiuvira
– Guanandi
– Guarantã
– Ipê amarelo do brejo
– Ipê amarelo-do-campo
– Ipê branco
– Jequitibá branco
– Jequitibá rosa
– Lofanthera
– Marindiba rosa
– Pau ferro
– Persegueiro bravo
– Pitanga
– Sabão de soldado
– Saraguaji vermelho
– Uvaia