Dengue: Prefeitura realiza arrastão no Jardim São João neste sábado

Categoria Notícias, Saúde Publicado em

As ações de combate à dengue, realizadas pela Prefeitura de Araras, ganham reforço neste final de semana com o início dos arrastões que visam eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti das residências.

O primeiro bairro a receber a ação é o Jardim São João. Neste sábado (18), 27 agentes do setor de Controle de Endemias da Secretaria da Saúde realizarão varredura no bairro, das 8h às 12h, para recolher materiais que podem acumular água e se transformar em criadouros do inseto.

Até o momento, cinco casos de dengue foram confirmados em Araras este ano e outros 13 pacientes aguardam resultado de exames para diagnóstico. Em 2019, 652 casos foram confirmados, sendo 618 autóctones (com transmissão em Araras) e 34 importados.

“Durante as visitas em residências, continuamos encontrando muitos criadouros e larvas do mosquito Aedes aegypti, apesar de todos os impactos da dengue nos anos anteriores e de todas as campanhas que realizamos. Precisamos que a população se atente para não deixar água armazenada em locais que possam se tornar possíveis criadouros, como vasos de plantas, caixas d’água, garrafas plásticas, pneus, piscinas sem uso e/ou manutenção e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas”, ressaltou a coordenadora do setor, Luciana Cristina Coelho Bianco.

O Ministério da Saúde divulgou um alerta nesta quarta-feira (16) sobre uma possível epidemia de dengue em 11 Estados brasileiros.

A situação, agravada pelo tempo quente e com alta incidência de chuvas, é acentuada pelo desabastecimento do inseticida utilizado para nebulização em áreas com casos positivos. O produto deixou de ser distribuído pelo Ministério da Saúde no ano passado, após problemas em sua fórmula.

Segundo comunicado do próprio Ministério, “desde maio de 2019, o Brasil está desabastecido do inseticida Malathion devido a uma grande quantidade de produtos vencidos e com problemas de qualidade em razão de alterações químicas em sua formulação. Neste mês, 80 mil litros devem ser distribuídos no país e o Ministério já fez a compra de 300 mil litros de outro inseticida que será distribuído em fevereiro”.

Em 2019, o Brasil registrou 1.544.987 casos de dengue, com 782 mortes –aumento de 488% em relação a 2018. O país também teve 10.708 casos de zika, com três mortes, e 132.205 ocorrências de chikungunya, com 92 mortes, um aumento, respectivamente, de 52% e de 30% em relação ao ano anterior. As três doenças são transmitidas pela Aedes.

Alerta do Ministério da Saúde

O alerta do Ministério da Saúde acontece porque o tipo 2 do vírus da dengue voltou a circular no final de 2018, depois de 10 anos sob controle.

“Existem quatro tipos de vírus de dengue, sorotipos 1, 2, 3 e 4. Cada pessoa pode ter os quatro sorotipos, mas a infecção gera imunidade permanente. Por esse motivo, o reaparecimento do sorotipo 2, que também aconteceu em Araras, é preocupante, já que vem encontrando população suscetíveis à doença, tendo potencial ainda mais grave que os outros três”, ressaltou a coordenadora.

Você também pode ler:

Semana do Município: inauguração da Clínica Pública Veterinária acontece na quarta-feira (27)

A Clínica Pública Veterinária será inaugurada na próxima quarta-feira (27), às 9h, como parte das comemorações pelos 153 anos

Ler mais...

Semana do Município: Feira do Agricultor da Região Norte começa nesta terça (26)

Em prol dos agricultores locais, a Feira do Agricultor da Região Norte começa nesta terça-feira (26). Com shows ao

Ler mais...

Semana do Município: Inaugurações no fim de semana marcam início das comemorações

Dando início às comemorações da Semana do Município, a Prefeitura realizou três inaugurações no último fim de semana. No

Ler mais...

Mobile Sliding Menu