Audiência pública sobre Código de Obras e Edificações acontece nesta sexta-feira

Categoria Câmara Municipal, Notícias Publicado em

A Prefeitura de Araras realiza audiência pública nesta sexta-feira (31) para discussão do Código Municipal de Obras e Edificações, que está sendo elaborado pela administração municipal. O encontro acontece às 18h, na Câmara Municipal. A proposta inicial da Prefeitura pode ser consultada no site www.araras.sp.gov.br, no link Código de Obras, na área de “Principais Serviços de Utilidade Pública da Prefeitura”.

O documento visa disciplinar os procedimentos administrativos e executivos a serem obedecidos no licenciamento, fiscalização, elaboração de projetos, execução, manutenção e construção de obras e edificações no município de Araras. Trata também das normas de segurança, uso do espaço público, simplificação dos procedimentos em projetos menores, além da definição dos valores de taxas e infrações a serem aplicadas pelo Município.

“Nosso objetivo é regulamentar a realização de obras, com diretrizes que facilitem e normatizem o trabalho dos fiscais, mas também de quem deseja construir, com instrumento próprio que regulamente a documentação, fiscalização e parâmetro de obras”, explicou Luiz Fernando Privatti, presidente da Comissão instituída para criação do Código e diretor do Departamento de Orçamentos e Projetos da Secretaria de Planejamento.

Desde que começou a ser elaborado, o documento passou por consulta pública, pelos principais órgãos da Administração, como o Condef (Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas Com Deficiência), Departamento de Urbanismo, além da Secretaria de Justiça e Gabinete.

“Realizamos consulta pública, reunião com Associação de Engenheiros e colaboração de principais órgãos da Administração, além do Departamento de Urbanismo, Secretaria de Justiça e do Gabinete, com posterior análise e acolhimento de sugestões. A versão do Código que está sendo apresentada é fruto de um trabalho conjunto com todos os interessados”, ressaltou Luiz.

Além disso, também será enviada para discussão a Outorga Onerosa do Direito de Construir, prevista no Estatuto das Cidades e no Plano Diretor. O documento prevê a regulamentação de regras para atingir o coeficiente máximo de aproveitamento de construção, tanto com relação à área quanto ao número de pavimentos. O objetivo é ser instrumento de planejamento do Município, determinando estratégias para seu crescimento e regramento urbanístico.

“Ela prevê a regulamentação de regras para atingir o coeficiente máximo de construção, mas também regularizar prédios prontos que excedam o coeficiente de aproveitamento básico, mediante o pagamento de outorga”, explicou Privatti.

Após a audiência pública, com acolhimento ou não das sugestões após análise técnica, o Código será enviado à Câmara Municipal para avaliação do projeto de Lei pelos vereadores.

“Araras nunca teve um Código de Obras e Edificações, sendo que sempre seguimos os parâmetros das legislações Estaduais e Federais, que acabam sendo pouco específicas para nossas necessidades, permitindo dúbia interpretação. Por isso, a elaboração desse documento é tão importante para a normatização da execução, manutenção e construção de obras e edificações, garantindo o melhor desenvolvimento de nossa cidade”, finalizou Luiz.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu