Pacientes com sintomas de dengue devem procurar postos de saúde

Categoria Notícias, Saúde Publicado em

Pacientes que apresentarem sintomas de dengue, como febre alta (entre 39° e 40°), dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas, erupções na pele, dores nos ossos e articulações, náuseas e vômitos, devem procurar atendimento nos postos de saúde de Araras.

As unidades da rede municipal de saúde estão equipadas para atender a população em caso de necessidade de hidratação endovenosa. Não existe tratamento específico contra o vírus da dengue, mas é importante que o paciente evite a desidratação.

“Não existe tratamento para a dengue. A principal indicação é que o paciente se mantenha hidratado e utilize dipirona ou paracetamol para o controle dos sintomas, como a febre. Lembrando que anti-inflamatórios e AAS não podem ser utilizados”, explicou o médico da Vigilância Epidemiológica, Rodrigo Klein.

Além disso, a Santa Casa de Araras e a UPA funcionam 24h para situações emergenciais. “Procurar os Postos de Saúde é a melhor opção, já que eles estão preparados para atender e orientar a população. Nesses casos, a Santa Casa de Araras e a UPA 24 hrs devem ser procuradas apenas em situações emergenciais, nos períodos noturnos e aos finais de semana, para que o atendimento nesses locais não fique sobrecarregado”, reforçou Rodrigo.

É importante ressaltar que, em caso de confirmação da doença no Pronto-Socorro ou em hospitais particulares, o paciente deve procurar também uma unidade de saúde da rede municipal. “Somente quando o paciente procura um posto de saúde podemos realizar o exame específico e a notificação do caso, além de seguirmos os protocolos previstos para impedir novos casos na região onde ele mora”, ressaltou a coordenadora do setor de Controle de Endemias, Luciana Cristina Coelho Bianco.

O setor de Controle de Endemias da Secretaria da Saúde realizou a avaliação de densidade larvária do mosquito Aedes aegypti em Araras. O índice registrado foi de 1,3 e aponta situação de alerta no indicador que tem como objetivo calcular o risco de epidemia de dengue na cidade.

De acordo com parâmetro do Ministério da Saúde, o resultado é avaliado da seguinte forma: menor que 1,0 (satisfatório), de 1,0 a 3,9 (situação de alerta) e acima de 4,0 (situação de alto risco).

Até o momento, 14 casos autóctones de dengue foram confirmados em Araras este ano. Outros 24 pacientes aguardam resultados de exame e sete suspeitas foram negativadas. Dos casos confirmados, sete foram registrados na região norte (sendo 6 no Jardim São João), três na região central, um na região oeste, um na região sul, um na região leste e um na região nordeste.

“Após a realização da avaliação de densidade larvária retornaremos às residências onde foram encontradas larvas para passar o resultado para os moradores e realizar nova vistoria. Ainda assim, é importante ressaltar que, apesar da concentração de casos no Jardim São João, há casos confirmados em praticamente todas as regiões da cidade, o que nos coloca em situação de alerta em todo o município. Precisamos da ajuda da população para evitar a proliferação do mosquito e, consequentemente, frear a transmissão da doença”, explicou Luciana.

A situação, agravada pelo tempo quente e com alta incidência de chuvas, é acentuada pelo desabastecimento do inseticida utilizado para nebulização em áreas com casos positivos. O produto deixou de ser distribuído pelo Ministério da Saúde no ano passado, após problemas em sua fórmula.

Segundo comunicado do próprio Ministério, “desde maio de 2019, o Brasil está desabastecido do inseticida Malathion devido a uma grande quantidade de produtos vencidos e com problemas de qualidade em razão de alterações químicas em sua formulação. Neste mês, 80 mil litros devem ser distribuídos no país e o Ministério já fez a compra de 300 mil litros de outro inseticida que será distribuído em fevereiro”.

“Enquanto não recebemos um novo inseticida, não conseguimos realizar o bloqueio das áreas com casos positivos. Ou seja, não temos como eliminar o mosquito. Pedimos que a população compre inseticidas e use de acordo com o indicado pelo fabricante, além de realizar, se possível, outras medidas preventivas, como a instalação de telas em janelas”, ressaltou Luciana.

 

 Alerta do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde divulgou um alerta na última quarta-feira (16) sobre uma possível epidemia de dengue em 11 Estados brasileiros. O alerta acontece porque o tipo 2 do vírus da dengue voltou a circular no final de 2018, depois de 10 anos sob controle.

“Existem quatro tipos de vírus de dengue, sorotipos 1, 2, 3 e 4. Cada pessoa pode ter os quatro sorotipos, mas a infecção gera imunidade permanente. Por esse motivo, o reaparecimento do sorotipo 2, que também aconteceu em Araras, é preocupante, já que vem encontrando população suscetíveis à doença, tendo potencial ainda mais grave que os outros três”, ressaltou a coordenadora da Secretaria Municipal de Saúde.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3132-0575 (setor de Controle de Endemias) e 3543-1522 (Secretaria Municipal de Saúde).

Você também pode ler:

Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura promove palestra para produtores e comerciantes

Na última quarta-feira (17), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura promoveu uma palestra com produtores e comerciantes

Read More...

Centro de Informação ao Turista inicia atividades no Lago Municipal

O Centro de Informação ao Turista está funcionando normalmente no Parque Municipal “Fábio da Silva Prado” (Lago Municipal). De

Read More...

Prefeito Pedrinho Eliseu acompanha trabalho de combate a incêndio criminoso

Na última quarta-feira (17) o prefeito Pedro Eliseu Filho, acompanhado dos secretários Paulo Emygdio (Secretaria Municipal de Serviços Públicos)

Read More...

Mobile Sliding Menu