Prefeitura entrega duas escolas, lança projeto de eficiência energética e inaugura Unidade de Reintegração Social

Categoria Notícias, Prefeitura de Araras Publicado em
- Updated

Ações que vão beneficiar a população e garantir mais qualidade nos serviços oferecidos pela Prefeitura de Araras. A administração municipal realiza cronograma de eventos na próxima semana que inclui entrega de escolas, inauguração de um espaço para atender pessoas que cumprem medidas socioeducativas e lançamento de programa voltado à eficiência energética junto a alunos da rede municipal.

“Sem dúvida é uma semana importante para o nosso município. Começamos o ano com um calendário recheado de entregas e inaugurações que vão trazer benefícios à população de Araras. Estamos investindo na área da Educação, oferecendo mais vagas e melhor estrutura para atender nossos alunos, e também na Assistência Social, com um projeto adequado às pessoas que cumprem medidas socioeducativas”, comentou o prefeito Junior Franco.

As atividades começam na terça-feira (28), às 10h, com a apresentação do programa Neoenergia, realizado por meio de parceria entre a Prefeitura de Araras e a Elektro. O evento acontece na Casa da Memória de Araras Pedro Pessotto Filho.

Por meio da iniciativa, alunos da rede municipal de ensino vão aprender como economizar energia elétrica por meio de atividades realizadas em sala de aula.  A partir deste ano, seis escolas da rede municipal de ensino – Emef Antonia Marques Dahmen, Emef Thereza Colette Ometto, Emef Prof. Joel Job Fachini, Emef Prof. Júlio Ridolfo, Emef Prof. Leonaldo Zornoff e Emef Profª Adalgisa P. B. Franzini – terão nas grades curriculares a matéria Eficiência Energética.

Primeiramente, a parceria foi firmada entre a Elektro e a Prefeitura de Araras, por meio da Coordenadoria de Gestão e Eficiência Energética, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Posteriormente, as ações começaram a ser desenvolvidas diretamente pela Secretaria Municipal de Educação.

O projeto tem como objetivo integrar o conteúdo de eficiência energética ao currículo escolar, conforme diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do Ministério da Educação.

 

Escola Prof. Eduardo Luz Salmazzo

No mesmo dia, às 19h, a Prefeitura de Araras entrega a reforma da Emei Professor Eduardo Luz Salmazzo, que foi totalmente remodelada e ampliada atendendo à solicitação dos pais de alunos da unidade. A solenidade acontece na Avenida Presidente Vargas, s/n, José Ometto 5.

O projeto da reforma foi discutido em conjunto por pais de alunos, integrantes da Secretaria de Educação e do Conselho de Educação e teve um aditivo implementado para atender às necessidades apontadas pelo grupo, durante reunião realizada em 2019. Todos os pais foram convidados a participar desse encontro e debater sugestões para melhoria na estrutura da unidade.

 

Medidas socioeducativas

A Prefeitura de Araras inaugura na quarta-feira (29), às 11h, a Unidade de Atendimento de Reintegração Social, no prédio anexo ao CAM Guerino Bertolini, no José Ometto 2. O evento contará com autoridades municipais e estaduais.

A Secretaria Municipal de Assistência Social já faz, atualmente, o encaminhamento de cerca de 100 pessoas que cumprem medidas socioeducativas e outras medidas alternativas, após determinação da Justiça, para prestação de serviços à comunidade. A Unidade de Atendimento vai centralizar e intensificar esse acompanhamento, por meio de dois programas: Programa de Penas e Medidas Alternativas e Programa de Atenção ao Egresso e Família.

O objetivo dos dois programas é oferecer um suporte mais adequado às pessoas que cumprem medidas socioeducativas, egressos do sistema prisional, familiares de presos, tanto no direcionamento e acompanhamento da prestação de serviços à comunidade quanto no que se refere à participação em programas oferecidos pelos governos Estadual e Federal, aquisição de documentos, orientação jurídica, educacional e de saúde.

 

Nova escola do Jardim Esmeralda

Araras vai ganhar mais uma escola municipal na próxima quinta-feira (30), às 9h. Trata-se da Emef Professora Maria Terezinha Pires Barbosa, que fica na Avenida Emílio Pacagnela, no Jardim Esmeralda, e vai funcionar já neste ano letivo para atender crianças da região norte.

Essa é a quarta escola entregue pela Prefeitura nos últimos quatro meses. No ano passado, a administração municipal entregou a Emei Israel Steveson Fedatto, no Jardim das Nações, em setembro, a Emei Professora Francisca Maria Mendes Marques, no Jardim Dalla Costa, em outubro e a Emei Adelia Quintiliano Moreira, no Jardim Aeroporto, em dezembro.

A unidade da região norte, segundo informações da Secretaria Municipal de Educação, tem capacidade para atender aproximadamente 400 crianças do 1º ao 5º ano (6 a 10 anos) do bairro e também das regiões adjacentes. O prédio conta com 12 salas, laboratório de ciências, de informática e de leitura, sala multiuso, sanitários adaptados e quadra coberta.

Você também pode ler:

Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura promove palestra para produtores e comerciantes

Na última quarta-feira (17), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura promoveu uma palestra com produtores e comerciantes

Read More...

Centro de Informação ao Turista inicia atividades no Lago Municipal

O Centro de Informação ao Turista está funcionando normalmente no Parque Municipal “Fábio da Silva Prado” (Lago Municipal). De

Read More...

Prefeito Pedrinho Eliseu acompanha trabalho de combate a incêndio criminoso

Na última quarta-feira (17) o prefeito Pedro Eliseu Filho, acompanhado dos secretários Paulo Emygdio (Secretaria Municipal de Serviços Públicos)

Read More...

Mobile Sliding Menu