Dificilmente existe algum brasileiro que ainda não tenha sofrido com o péssimo atendimento comercial deste país. É um conjunto de fatores como a falta de educação, despreparo e desinteresse que fazem com que diariamente clientes sejam afetados negativamente. Não é a toa que um estudo realizado pela empresa sueca Better Business World Wide tenha apontado o Brasil como penúltimo país na classificação sobre atendimentos iniciados com um sorriso. A pesquisa denominada de “Smiling Report” realizou 1,7 milhões de avaliações de atendimento ao cliente, feitas em 69 países da África, Ásia, América do Sul, Europa e América do Norte.
Conforme o estudo, o vendedor brasileiro é considerado um dos menos simpáticos do mundo. Por isso, o Brasil ocupou a décima quinta posição entre os 16 países que participaram da pesquisa, ficando melhor colocado apenas que o Japão.
Os dados apresentados são realmente preocupantes para uma economia fragilizada como a nossa e, além disso, nosso mercado está repleto de concorrência. Mesmo assim estes fatos não parecem afetar o comércio que insiste em manter o péssimo atendimento.
Obviamente não são todas as empresas e ou comércios que não se importam com a experiência do cliente. Existem muitos lugares em que o bom atendimento é obrigatório o que satisfaz os clientes e os fidelizam. Um atendimento ruim, na verdade, é fruto de uma vasta ignorância, já que isso afasta consideravelmente os fregueses.
Um bom atendimento é essencial para os negócios modernos e realizar um bom atendimento vai além de fidelizar a clientela. Quando um cliente é bem atendido ele divulga gratuitamente o seu negócio e traz, em média, mais 4 novos clientes. Já um atendimento inadequado gera também divulgação gratuita, porém negativa. Além disso, quando um cliente é mal atendido, em média, ele “afasta” a possibilidade de 8 novos clientes. Ou seja, um péssimo atendimento causa prejuízo.