ONU reconhece a mandioca como sendo o alimento do século

Categorias Cidade em
- Updated

A mandioca, reverenciada já há muito tempo e apelidada como a “rainha do Brasil”, foi eleita pela Organização das Nações Unidas, a ONU, como o alimento do século XXI.

Este incrível alimento foi considerada um segredo relacionado a disposição dos antigos povos indígenas e posteriormente, passou também a ser fonte de energia para os europeus.

Modificar o cardápio é fundamental, ainda mais quando se trata de alimentos que são fonte de substâncias preciosas, como no caso desta raiz. Este incrível alimento pode ser conhecido como aipim ou macaxeira, dependendo da região. Além disso, é importante destacarmos dois tipos de carboidratos, presentes na mandioca, como a amilopectina e a amilose.

Esta dupla de carboidratos, faz a glicose ser liberada de forma mais lenta para o corpo. E essa nobre função evita picos de açúcar no sangue, o que evita que o pâncreas realize trabalhos exaustivos e, desta forma, se reduz os riscos de diabetes tipo 2. Não o bastante, este majestoso alimento possui um incrível arranjo de amido e fibras, o que proporciona uma sensação de saciedade prolongada e atenua os ataques de gula. Além disso, a mandioca garante fôlego por longos períodos, o que faz com que tenhamos muita energia.

A mandioca se sobressai na culinária brasileira e entre seus derivados, a farinha fica muito saborosa na culinária sertaneja e acompanha desde o feijão até a carne-seca, podendo fazer parcerias com pratos cozidos e entre outros. Já o tacacá, caldo que antes era encontrado apenas na Região Norte, atualmente também é apreciado em restaurantes mais ao sul do país.

Hoje, porém, o derivado que fez maior sucesso foi, sem dúvidas, a tapioca, que pode ser recheada de diversas formas diferentes.

Para quem prefere apreciar o sabor do vegetal de forma natural, a sugestão é cozinhar com um fio de óleo para auxiliar na retenção de nutrientes. Além do carboidrato, o aipim nos beneficia com fibras, oferece vitamina C e, ainda, minerais como o potássio, o magnésio e o cálcio. Além disso, a sua polpa branca tem sido realçada com tons amarelos vindos dos carotenoides, pigmentos conhecidos pela potente ação antioxidante e protetora contra doenças do envelhecimento.

Conselho

Na hora em que for comprar a mandioca no mercado, observe se a raiz possui uma cor uniforme – branca ou amarela, conforme a qualidade, mas jamais cinza, recuse as que apresentarem manchas ou estrias escuras, e um segredo para que a raiz fique macia é mantê-las na água do cozimento até o momento de servir.

Alimentos vindos da mandioca

Sagu: o sagu é fabricado a partir da fécula de mandioca, sendo reconhecido pelas suas bolinhas de amido que se tornam deliciosamente gelatinosas quando umedecidas.

Polvilho: ele é resultado da decantação da mandioca e passa por um processo de fermentação. O tipo azedo é usado no pão de queijo e nos sequilhos. Já o polvilho doce é ingrediente da chipa, biscoito da culinária paraguaia. Prefira os polvilhos mais frescos, que são menos industrializados, que possuem um sabor mais marcante.

Farinha: a farinha surge após a mandioca ser descascada, deixada de molho e espremida. A farinha participa na receita de massas e bolos e é a base da tradicional farofa.

Tapioca: a tapioca nada mais é do que a goma que sobra no fundo do tacho durante o processo de obtenção da farinha.

Você pode ler também!

Educação: 1° Seminário Municipal de Ensino Remoto começa nesta terça-feira

A Secretaria Municipal de Educação promove nesta terça (4), quarta (5) e quinta-feira (6) o 1° Seminário Municipal de

Read More...

Saema monitora sistema alternativo de esgoto, que entrou em operação na última sexta-feira

O sistema alternativo de tratamento de esgoto na Estação de Tratamento de Esgoto Antonio Carlos Jacovetti, em operação desde

Read More...

Araras confirma 37° óbito em decorrência da covid-19

A Vigilância Epidemiológica de Araras confirmou mais uma morte em decorrência da covid-19 nesta segunda-feira (3) e, com ela,

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu