A Prefeitura de Araras segue com o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da dengue e de doenças como zika e chikungunya, em toda a cidade. Equipes do Setor de Controle de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, realizam nebulização no Jardim São João, um dos bairros que concentra maior volume de casos confirmados de dengue este ano. A ação, que começou nesta segunda-feira (3), continua terça no bairro (4).
A ação é específica e realizada apenas após a confirmação de casos. Ela visa eliminar mosquitos adultos, que podem contaminar outras pessoas na região, e complementa a atividade de busca ativa, que elimina larvas do Aedes. O inseticida é fornecido pelo Ministério da Saúde e Araras recebeu 40 litros dele na última sexta-feira (31).
Desde o ano passado, a nebulização estava suspensa em todo o Brasil por conta do desabastecimento do inseticida Malathion EW 44%, cuja distribuição é feita exclusivamente pelo Governo Federal. Uma remessa do produto foi liberada para Araras, por meio da regional da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) de Campinas. A partir de agora, segundo a Secretaria de Saúde, o repasse do insumo ocorrerá de forma gradativa, diante do cenário de alto risco de transmissão.
“Com a nebulização, conseguimos eliminar mosquitos adultos, com potencial para transmitir a doença a outras pessoas. Mas, é sempre bom reforçar, que é fundamental que as pessoas não deixem que eles se proliferem, eliminando objetos que possam acumular água e servir como criadouro do Aedes. O combate à dengue precisa da colaboração de todos”, explicou a coordenadora do setor de Controle de Endemias, Luciana Cristina Coelho Bianco.
Ela informa que a nebulização deve acontecer nesta semana ainda na região central, em quarteirões próximos onde há casos da doença positivados. Antes da aplicação do inseticida, os agentes orientam os moradores sobre os procedimentos que devem ser adotados para tornar a ação mais eficaz. A equipe está identificada com crachá e uniforme.
Sintomas e cuidados
Neste ano, 38 casos de dengue já foram confirmados em Araras – entre eles, 19 estão no Jardim São João. Pacientes que apresentarem sintomas de dengue, como febre alta (entre 39° e 40°), dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas, erupções na pele, dores nos ossos e articulações, náuseas e vômitos, devem procurar atendimento nos postos de saúde de Araras.
As unidades da rede municipal de saúde estão equipadas para atender a população em caso de necessidade de hidratação endovenosa. Não existe tratamento específico contra o vírus da dengue, mas é importante que o paciente evite a desidratação.
“Não existe tratamento para a dengue. A principal indicação é que o paciente se mantenha hidratado e utilize dipirona ou paracetamol para o controle dos sintomas, como a febre. Lembrando que anti-inflamatórios e AAS não podem ser utilizados”, explicou o médico da Vigilância Epidemiológica, Rodrigo Klein.
Além disso, a Santa Casa de Araras e a UPA funcionam 24h para situações emergenciais. “Procurar os Postos de Saúde é a melhor opção, já que eles estão preparados para atender e orientar a população. Nesses casos, a Santa Casa de Araras e a UPA 24 hrs devem ser procuradas apenas em situações emergenciais, nos períodos noturnos e aos finais de semana, para que o atendimento nesses locais não fique sobrecarregado”, reforçou Rodrigo.
Mais informações podem ser obtidas no setor de Controle de Endemias pelo telefone 3132-0575.