Rio Claro recebe novo show gratuito do grupo CantaVento

Categoria Eventos Publicado em
- Updated

Combinando expressões da cultura popular brasileira em verso e melodia, Brincantorias – 2º CD do Grupo CantaVento, promete embalar públicos de todas as idades durante a nova turnê. Com a promessa de “fazer brincar junto adultos e crianças”, a penúltima apresentação da turnê, que começou no ano passado, acontece no Núcleo ArteVida na sexta-feira, 14, a partir das 19h.

Inserido no universo musical infantil brasileiro, os espetáculos do CantaVento combinam música com performance corporal, poesia e teatro de rua, cativando crianças e adultos através de um enredo criativo e aberto ao público, além de apresentar de forma lúdica e didática a rica variedade rítmica brasileira. As apresentações promovem ainda a ocupação artística de espaços públicos com o intuito de causar um impacto social positivo para a sociedade, criando e ampliando espaços de circulação de produção cultural.

O CD, gravado e lançado em 2018, finca suas raízes na cultura popular brasileira de maneira tão forte que quem assina a direção musical do disco é Renata Amaral, musicista de São Paulo e profunda conhecedora das culturas populares brasileiras. Distribuído em faixas de composições próprias e de outras fontes de renome do meio musical, Brincantorias sincretiza expressões culturais como os sambas de lenço e de bumbo, moda de viola e música caipira, cavalo marinho e cacuriá.

Essa circulação de espetáculos do grupo CantaVento é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (ProAC ICMS), com produção da Numen Produtora. Em Rio Claro a apresentação é patrocinada pelo Grupo Enxuto Supermercados com apoio do próprio Núcleo ArteVida.

Velhos sonhos em nova voz

Formado por cinco músicos-educadores, o CantaVento nasceu em 2002. De lá para cá, o projeto ganhou “muita estrada” tocando em vários lugares do Brasil, incluindo escolas – onde tudo começou. De 2013 a 2017, o espetáculo do primeiro CD “Esticador de Horizontes” foi criado e lançado; em 2018, veio Brincantorias e no final do mesmo ano, uma nova voz: Nina Neder.

Para ela, a poesia pode fortalecer e iluminar o caminho das pessoas, da infância à fase adulta. E sendo este um trabalho “próximo ao coração e do que a gente acredita para a vida”, dividí-lo com o público é um momento de realização mútua, um presente coletivo. “O primeiro disco trazia brincadeiras de casa, de quintal; esse segundo disco leva as pessoas para a rua, para as festas, valorizando muito o que nossos avós viveram nos processos de urbanização e das festas populares em si”, explica ela.

Ainda segundo a cantora, as turnês geram uma oportunidade de ascender as memórias de celebração e de festa, um momento de juntar as pessoas pura e simplesmente para brincar e cantar. “Nossa intenção é plantar a sementinha das brincantorias, resgatando em conjunto as brincadeiras com cantorias, que é o mote do nosso disco”, encerra Nina.

SERVIÇO

CantaVento apresenta Brincantorias em Rio Claro

Data e Hora: Sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020, às 19h

Local: Núcleo ArteVida | R. Quinze, 432, Bonsucesso – Rio Claro/SP

Classificação Livre

Entrada Gratuita

Você também pode ler:

Inovação: Grupo EP divulga pesquisa sobre aumento de investimentos na área de inovação e perfil de público

Estudo revela que a tecnologia vem sendo utilizada pelas empresas com o intuito de melhorar a comunicação com o

Ler mais...

Na Sefaz, Conselheiro Dimas Ramalho faz palestra sobre Nova Lei de Licitações

O Conselheiro Dimas Ramalho, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), proferiu palestra, hoje (25/3), às

Ler mais...

Seguem abertas inscrições para oficina de chocolate na Páscoa do Limeira Shopping

O Limeira Shopping preparou uma programação especial gratuita para as famílias se divertirem no período da Páscoa. Além das

Ler mais...

Mobile Sliding Menu