Vacinação contra o Sarampo segue em seis unidades até o dia 13

Categorias Saúde em
- Updated

A Secretária Municipal de Saúde segue com a Campanha de Vacinação contra o Sarampo, até o dia 13 de março, nas seis unidades da rede municipal que possuem sala de vacina. O público-alvo são crianças de 5 a jovens de 19 anos, mas pessoas de outras idades que não estiverem com a dose contra o sarampo atualizada também poderão comparecer, levando a caderneta para avaliação e registro. Até 29 anos, segundo a pasta, é necessário ter tomado duas doses da vacina.

Em Araras, a imunização acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30   às 15h30, no  PAM Antônio Carlos Fabrício (José Ometto 1), PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes), UBS Ênio Vitalli (Jardim Piratininga), PSF Madre Carla Rabolin (Jardim Alvorada), PAM Oswaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes) e Centro de Saúde II Dr. João Geraldo Noronha (ao lado do Corpo de Bombeiros).

A mobilização faz parte das ações do Movimento Vacina Brasil, do Governo Federal. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal entre crianças e jovens, em faixas etárias que ainda não haviam sido convocadas e nem vacinadas.

O conceito da campanha “Mais proteção para a sua família” visa sensibilizar pais e responsáveis sobre riscos de não vacinar seus filhos. O sarampo é um vírus de alta transmissibilidade, podendo uma pessoa contaminar até 18 indivíduos e ocasionar a morte, principalmente em crianças.

 

Sintomas

Os sintomas mais comuns de sarampo são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo).

Podem ocorrer outros sintomas como cefaleia, indisposição e diarreia. Como não existe tratamento específico, os sarampo, é importante ficar atento com o aparecimento destes sintomas. Os doentes ficam em isolamento domiciliar ou hospitalar por um período de sete dias a partir do aparecimento das manchas vermelhas no corpo.

Em caso de suspeita ou dúvidas, os ararenses podem entrar em contato com o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone 3543-1522.

Você pode ler também!

Advogado ararense Douglas Veronez, morre carbonizado em grave acidente na Rodovia dos Bandeirantes em Cordeirópolis

O jovem advogado Douglas Veronez, de 28 anos, morador em Araras (SP), morreu na madrugada deste sábado (16), na

Read More...

Araras irá promover o “Dia V” de Multivacinação neste sábado

Neste a sábado (16), a Prefeitura de Araras, através da Secretaria Municipal da Saúde, realiza o “Dia V” de

Read More...

Prefeitura entrega kits alimentares para alunos da Rede Municipal

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza mais uma entrega, a 3ª este ano,

Read More...

Mobile Sliding Menu