A OMS declarou o coronavírus uma pandemia. O que isso significa?

Categoria Saúde Publicado em
- Updated

Nesta quarta-feira, 11, a Organização Mundial da Saúde (OMS) finalmente subiu classificou a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, como uma pandemia. A última vez que a organização declarou uma pandemia foi há uma década, durante o surto de H1N1 em 2009, que infectou quase um quarto da população mundial. Na época, a decisão foi criticada por criar pânico desnecessário, o que explica, em partes, o receio da OMS em admitir a pandemia de coronavírus.

Para fator de comparação, Sars e Mers, doenças que vieram depois do H1N1 e também se espalharam por vários países não foram consideradas pandemia. Mas o que isso significa, na prática?

A designação em si é apenas simbólica, pois não altera as ações de saúde da OMS, que já estavam em seu nível mais alto após a declaração do surto de Covid-19 como uma emergência global de saúde pública, em janeiro. “Descrever a situação como uma pandemia não altera a avaliação da OMS sobre a ameaça representada por este coronavírus. Não altera o que a OMS está fazendo e nem o que os países devem fazer”., disse o diretor global da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva realizada em Genebra nesta quarta-feira.

Você também pode ler:

Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura promove palestra para produtores e comerciantes

Na última quarta-feira (17), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura promoveu uma palestra com produtores e comerciantes

Read More...

Centro de Informação ao Turista inicia atividades no Lago Municipal

O Centro de Informação ao Turista está funcionando normalmente no Parque Municipal “Fábio da Silva Prado” (Lago Municipal). De

Read More...

Prefeito Pedrinho Eliseu acompanha trabalho de combate a incêndio criminoso

Na última quarta-feira (17) o prefeito Pedro Eliseu Filho, acompanhado dos secretários Paulo Emygdio (Secretaria Municipal de Serviços Públicos)

Read More...

Mobile Sliding Menu