A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Educação, ampliou este ano os investimentos em Educação com a compra de aproximadamente oito mil livros didáticos novos de inglês para os alunos do ensino Infantil – nas turmas do Jardim I e Jardim II – e também do Ensino Fundamental – do 1º ao 5º ano. Com os novos exemplares, os estudantes serão preparados, desde cedo, para o mercado de trabalho.
“Em busca de qualidade de ensino e efetiva aprendizagem durante as aulas de inglês, percebeu-se a necessidade da aquisição de material didático adequado para esse trabalho, pois eles são fundamentais para auxiliar na apreensão de saberes. Quando inserido nas fases iniciais escolares, o processo de aprendizagem da língua inglesa se torna mais fácil, além de apresentar diversos benefícios para o desenvolvimento infantil, pois suas funções cognitivas são estimuladas e o raciocínio é beneficiado pela capacidade da criança se comunicar em idiomas diferentes, além de favorecer a socialização entre os alunos”, comentou o secretário municipal de Educação, Bruno Roza.
Atualmente, cerca de 8 mil alunos são beneficiados com as aulas e com os novos livros. Na rede, há 32 professores especialistas em língua inglesa. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o ensino é totalmente didático com atividades práticas, exercícios e atividades variadas além de música como forma de consolidação do conhecimento.
Na prática, ainda de acordo com a Secretaria, os alunos são expostos a uma variedade de comandos, vocabulários e estruturas, onde, espera-se, que eles compreendam os comandos e verbalizem progressivamente, afinal, nessa etapa de aprendizagem, a ênfase é na oralidade.
“É sempre respeitando as características da idade no processo de aquisição da língua, além de oportunizar a prática de atividades motoras, com atividades diversificadas aprimorando o ambiente de aprendizagem de forma lúdica, prazerosa e significativa. Os investimentos na educação do município não param de crescer. Oferecer ensino de qualidade e uma segunda língua é uma forma de garantir uma qualificação mais eficaz”, explicou Roza.