Alerta na saúde SP e Rio suspendem aulas e eventos para tentar frear coronavírus

Categoria Saúde Publicado em
- Updated

São Paulo e Rio de Janeiro anunciaram nesta sexta-feira (13) medidas para limitar a circulação e a concentração de pessoas. Aulas e eventos públicos estão suspensos. A decisão foi tomada após casos de novo coronavírus serem confirmados por meio de transmissão comunitária, que é aquela verificada quando não é possível identificar a trajetória de infecção do vírus. Dos 98 casos confirmados no Brasil, 56 estão em SP e outros 16 no RJ.

Na cidade de São Paulo, todos os eventos com mais de 500 pessoas estão cancelados por tempo indeterminado. Já as aulas devem ser suspensas gradativamente na rede estadual e municipal: a expectativa é que as crianças fiquem em casa a partir da segunda-feira (23). O governo estadual diz ter acordo com a rede particular para adoção da medida.

As medidas buscam evitar a propagação do novo coronavírus. Além dos 98 casos citados no balanço do Ministério da Saúde, Bahia e Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Amazonas confirmaram nove novos. Somando um total de 107 brasileiros com a Covid-19.

O Ministério da Saúde recomendou que viajantes internacionais que cheguem ao Brasil fiquem em isolamento domiciliar por 7 dias, mesmo que não tenham sintomas de Covid-19. A pasta orienta, também, que grandes eventos e que todos os cruzeiros sejam cancelados ou adiados.

O presidente Jair Bolsonaro informou, por meio de suas redes sociais, que o exame a que se submeteu para detectar a presença do novo coronavírus deu negativo.

No mundo, o número de mortos por Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus, ultrapassou os 5 mil em todo o mundo. Os dados são de um levantamento feito pelo governo chinês, divulgado pela estatal chinesa de notícias, a CGTN.

Até o momento, foram 5.090 mortes por esta infecção em todo o mundo. A maior parte delas, 3.180, está concentrada na China.

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que a Europa se tornou o novo epicentro da pandemia de coronavírus. O oficial informou que o número de casos confirmados por dia na Europa já é maior que os confirmados na China.

G1

Você também pode ler:

NIVEA apresenta fórmula exclusiva Derma & Proteção Ativa em seus antitranspirantes

Dados revelam que 97% das mulheres declaram depilar as axilas e como marca número 1 em cuidado com a

Ler mais...

FAICI 2024 confirma mais duas atrações

A Comissão Organizadora da FAICI 2024 confirmou mais duas atrações na programação de shows para a festa que neste ano vai

Ler mais...

160 bolsas de sangue foram coletadas na campanha de abril

Neste mês de abril, a Campanha de Doação de Sangue de Araras coletou 160 bolsas, totalizando 72 litros doados

Ler mais...

Mobile Sliding Menu