Araras recebe carreta da mamografia na próxima semana

Categoria Saúde Publicado em
- Updated

A carreta do programa Mulheres de Peito estará em Araras a partir desta segunda-feira (16) para realizar exames gratuitos de mamografia. O veículo ficará no município até 28 de março, na Praça Roberto Mercatelli, em frente ao Ginásio Municipal de Esporte Nelson Ruegger.

A ação é uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Araras, e atende a pedido feito pelo deputado estadual Danilo Balas, juntamente com solicitação do vereador Felipe Beloto.

O objetivo do serviço móvel é conscientizar as mulheres sobre a importância da realização da mamografia para prevenir o câncer de mama. Em Araras, o exame já é realizado na rede municipal e está disponível no CAEM (Centro de Atendimento à Especialidade Médicas), mas a vinda deste programa vai ajudar agilizar os pedidos de exames.

A Secretaria Municipal de Saúde já está orientando todas as unidades locais de saúde a encaminharem os novos pedidos de mamografia para essa carreta do Mulheres de Peito.

A Prefeitura vai fornecer toda a estrutura necessária para o funcionamento da carreta, como ponto de energia elétrica e de água, além de apoio logístico. O serviço móvel funcionará de segunda a sábado. Durante a semana (de segunda a sexta-feira), haverá distribuição de 50 senhas para atendimentos das 8h às 18h. Aos sábados, serão 25 senhas das 8h às 13h.

O exame de mamografia é gratuito, sem necessidade de pedido médico, para mulheres acima de 50 anos. A carreta também atenderá mulheres abaixo dos 50 anos, porém é obrigatório levar o pedido médico que pode ter sido emitido tanto por profissionais da rede pública quanto da particular. As pacientes deverão apresentar RG e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) para serem atendidas.

As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas ao Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria de Estado da Saúde, que emite laudos a distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do exame.

Caso sejam detectadas alterações ou seja necessária a solicitação de exame complementar de diagnóstico, a paciente realizará a ultrassonografia no último dia de atendimento do serviço móvel em Araras – dia 28 – ou será encaminhada a um serviço de referência do SUS para fazer exames complementares, acompanhamento e tratamento, conforme as particularidades de cada caso.

O Mulheres de Peito também oferece agendamento por callcenter (0800-779-0000), disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Neste caso, os exames são agendados em unidades de saúde referenciadas do SUS e não para a carreta móvel do programa.

Você também pode ler:

Pearl Skin: conheça a tendência de pele cintilante do TikTok

A pele de pérola é a nova tendência de beleza que vem bombando no TikTok. Na rede, a hashtag

Read More...

Câmara aprova alteração no Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra

Os vereadores aprovaram na 12ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (22) o Projeto de Lei nº 191/2023, vindo do Poder

Read More...

Câmara autoriza doação de terras para a duplicação da Rodovia Wilson Finardi

Durante a 12ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (22), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 43/2024, que autoriza

Read More...

Mobile Sliding Menu