Brasil tem 904 casos e 11 mortes pelo coronavírus

Categoria Brasil Publicado em

O Brasil está com 904 infectados pelo coronavírus (Covid-19), segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde no fim da tarde desta sexta-feira, 20. O número de mortes subiu de sete para 11. A pasta não divulgou o número de casos suspeitos, como vinha fazendo nos últimos dias.

Todos os pacientes que morreram tinham mais de 60 anos e algum problema pré-existente, ou seja, se encaixam no grupo com maior vulnerabilidade. Por isso o Ministério da Saúde reforçou o apelo para que os idosos não saiam de casa.

O número de mortes chegou a 11 no Brasil depois que a Secretaria de Saúde de São Paulo confirmou, também nesta sexta-feira, mais quatro óbitos totalizando nove em todo o estado. As novas vítimas eram três homens de 70, 80 e 93 anos, e uma mulher de 83 anos. O estado do Rio de Janeiro tem duas mortes registradas: uma mulher de 63 e um homem de 69 anos.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou nesta sexta-feira, 20, que até o final de abril o sistema de saúde brasileiro vai entrar em colapso pela epidemia do coronavírus.

“Claramente, em final de abril nosso sistema de saúde entra em colapso. Colapso é quando você tem dinheiro, mas não tem onde entrar (nos hospitais)”, afirmou, Mandetta, ao lado do presidente Jair Bolsonaro. Eles participam de videoconferência com empresários sobre medidas de enfrentamento ao coronavírus.

Neste balanço, o Ministério da Saúde não atualizou o número de transmissão comunitária. No relatório divulgado na quinta-feira, 19, seis estados registram o tipo de contaminação, quando não há a possibilidade de saber a origem. Segundo a pasta, registram este tipo de contágio São Paulo (estado), Rio de Janeiro (capital), Santa Catarina (sul do estado), Rio Grande do Sul (capital), Minas Gerais (capital) e Pernambuco (estado).

 

Fechamento da fronteira
Diante do avanço do surto do Covid-19, o governo federal fechou as fronteiras terrestres com a Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru e Suriname. A fronteira com a Venezuela já está fechada.

A portaria foi assinada por Sergio Moro, ministro da Justiça, Luiz Henrique Mandetta, da Saúde, e Braga Netto, da Casa Civil. Há a expectativa de que viagens aéreas também sejam interrompidas em breve.

 

Casos aumentam até junho
O ministro da Saúde afirmou que os números vão aumentar exponencialmente até o fim de junho. “Estamos imaginando que vamos trabalhar com espirais ascendentes entre abril, maio e junho. Passaremos de 60 a 90 dias de muito estresse e teremos sobrecarga”, disse Mandetta.

Segundo as estimativas, em julho os casos deverão entrar em recessão e em agosto e setembro o cenário deverá estar voltando a patamares menores. “Desde que a gente construa a chamada imunidade em mais de 50% das pessoas”, afirmou.

 

Medidas econômicas
O ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou uma série de medidas de ajuda para reduzir o impacto na economia que será causado pelo Covid-19.

Estão sendo preparados uma bolsa para profissional autônomo, no valor de R$ 200, além da garantia de pagamento a trabalhadores que tiverem a jornada de trabalho reduzida.

 

Ações nos estados
Diversos estados estão adotando medidas para frear o avanço do coronavírus. O Rio de Janeiro decretou situação de emergência e determinou, entre outras medidas, a suspensão, a partir de sábado, 21, da ponte-aérea entre o Rio de Janeiro e São Paulo.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), recomendou fechar os shoppings center e academias da região metropolitana. Além disso, as aulas nas escolas públicas e privadas também estão sendo suspensas.

Exame

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu