Com 203 casos de dengue, Araras (SP) está em estado de alerta para uma epidemia e ampliou a parceria com as imobiliárias da cidade. Pelo menos 400 imóveis fechados para venda ou locação vão ser vistoriados com a ajuda de corretores.
Araras já registrou 203 casos de dengue este ano e está perto de uma epidemia. Há ainda 74 casos suspeitos que aguardam o resultado de exames.
A prefeitura tem realizado o trabalho de nebulização nas casas e quintais da cidade, mas encontra dificuldade nos imóveis fechados.
Segundo a agente de endemias Juliana Thais Pereira, estes locais são prioridade porque é comum encontrar recipientes com água. “Casa desocupada, vizinhos passam e jogam latinha, garrafinha”, afirmou.
Por meio da parceria entre a prefeitura e o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), os corretores estão sendo treinados para reconhecer potenciais criadouros de Aedes aegypti e eliminá-los.
“Já teve uma parte teórica e vamos fazer uma parte prática. Os corretores irão com os agentes de endemias na vista [às casas] para ter a visão que eles têm diante dos criadouros”, afirmou a Coordenadora de Endemias, Luciana Cristina Coelho Bianc.
O delegado municipal do Creci, Eduardo de Moraes, espera que a parceria seja benéfica para a cidade. “Os corretores podem dar uma contribuição muito grande facilitando esse trabalho de vistoriar esses imóveis que estão fechados para que a gente possa ajudar a combater a dengue que vem se alastrando em quase todos os municípios.”
A Coordenadora de Endemias pede a contribuição da população. “Estamos bem próximos de entrar em uma epidemia, a atenção da população tem que estar redobrada, fiscalizando quintal e se tiver uma casa vizinha fechada, entrar em contato com a gente para que possa agilizar a vistoria. Cada um tem que fazer a sua patê, nos estamos fazendo a nossa, mas a população tem que ajudar”, afirmou Luciana.
G1 São Carlos