Coronavírus: Brasil fecha quase toda a fronteira terrestre, mas mantém entrada por aeroportos

Categoria Brasil Publicado em

O governo brasileiro determinou nesta quinta-feira (19/3) o fechamento de quase toda a fronteira terrestre do país, em mais uma medida para tentar conter a expansão do coronavírus no país. O trânsito por terra continua, por enquanto, liberado apenas com o Uruguai, país com o qual o Brasil ainda negocia os termos do fechamento.

A entrada de estrangeiros segue liberada também nos aeroportos por meio de voos internacionais. O Ministério da Justiça não deu ainda detalhes de por que o fechamento da fronteira terrestre não incluiu o Uruguai e a razão pela qual a entrada aérea segue liberada.

O governo de Jair Bolsonaro já havia interditado nesta semana o fluxo de pessoas com a Venezuela. A nova portaria interrompeu também a entrada de estrangeiros vindos de Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa e Suriname.

A decisão brasileira segue o exemplo de outros países. Na segunda-feira (16/3), primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, anunciou o fechamento das fronteiras do país a estrangeiros.

O fechamento da fronteira determinado pelo governo Bolsonaro se aplica apenas a estrangeiros, continuando livre a entrada de brasileiros. Imigrantes que têm autorização de residência definitiva no país também continuam podendo ingressar em solo brasileiro por terra.

A medida também não afeta profissionais de organismos internacionais em missão e funcionários de governos estrangeiros acreditados junto ao governo brasileiro.

Continua liberado também o transporte de cargas, importante para evitar desabastecimento no país.

Segundo a portaria, quem desrespeitar o fechamento será imediatamente deportado e ficará impedido de solicitar refúgio no Brasil.

Você também pode ler:

Inovação: Grupo EP divulga pesquisa sobre aumento de investimentos na área de inovação e perfil de público

Estudo revela que a tecnologia vem sendo utilizada pelas empresas com o intuito de melhorar a comunicação com o

Ler mais...

Na Sefaz, Conselheiro Dimas Ramalho faz palestra sobre Nova Lei de Licitações

O Conselheiro Dimas Ramalho, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), proferiu palestra, hoje (25/3), às

Ler mais...

Seguem abertas inscrições para oficina de chocolate na Páscoa do Limeira Shopping

O Limeira Shopping preparou uma programação especial gratuita para as famílias se divertirem no período da Páscoa. Além das

Ler mais...

Mobile Sliding Menu