Dengue: atividades casa a casa estão suspensas, mas população deve redobrar cuidados para eliminar criadouros

Categorias Prefeitura de Araras em

As equipes do setor de Controle de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, suspenderam as atividades de busca ativa por criadouros do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da dengue, nos imóveis da cidade, por conta das medidas de combate ao coronavírus (covid-19) em Araras.

Como os agentes precisam entrar nas residências para fazer a verificação, a ação foi suspensa temporariamente para evitar riscos de contaminação tanto para os profissionais do setor quanto para os moradores.

Diante dessa situação, a população deve redobrar ainda mais os cuidados para evitar a proliferação da dengue. A principal recomendação continua sendo eliminar objetos que possam acumular água e se transformar em criadouros do inseto.

“Com a suspensão das atividades que costumamos realizar, precisamos mais do que nunca da colaboração de toda a população. A dengue continua avançando em Araras e precisamos que cada um faça a sua parte para conseguirmos combater o mosquito e impedir novos casos da doença”, reforça Luciana Cristina Coelho Bianco, coordenadora do setor de Controle de Endemias.

Atualmente, há 365 casos positivos de dengue na cidade – entre eles, há 357 autóctones (contraídos no próprio município) e oito importados. Outros 69 pacientes aguardam a chegada de resultados de exame para diagnóstico dos casos. Desde o início deste ano, foram notificadas 603 suspeitas no município –  177   delas já descartadas.

Onde procurar atendimento?

Pacientes que apresentarem sintomas como febre alta, dor de cabeça, atrás dos olhos, nos ossos e articulações, manchas e erupções na pele devem procurar atendimento nos postos da rede municipal de saúde que não funcionam como unidade sentinela – esses postos, que atendem exclusivamente pessoas com problemas respiratórios e febre, funcionam nos PSFs Eva Almeida Costa Cruz (Narciso Gomes – região Sul), Vital Pacífico Homem (José Ometto 4 – região Leste), Bento Feres (Jardim Dom Bosco – região Sudeste) e Francisco Nicola Cascelli (Parque das Árvores – região Norte), além de tendas montadas nas áreas externas da UPA 24h Elisa Sbrissa Franchozza (José Ometto 2) e do Hospital São Luiz (Centro).

As demais unidades da rede seguem fazendo notificações de casos de dengue. Os sintomas de dengue duram de cinco a sete dias e surgem entre três e 15 dias após a picada pelo mosquito infectado.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3132-0575.

Você pode ler também!

Bonezinho Corrochel anuncia vereador Jackson de Jesus como seu vice na disputa das eleições municipais em Araras

O ex-vereador e agora pré-candidato a prefeito Bonezinho Corrochel anunciou em convenção o vereador Jackson de Jesus como vice

Read More...

Confira a Previsão do Tempo para Araras e Região para os dias 19/09 a 22/09/2020

Sábado (19/09) e Domingo (20/09) O sábado começa com sol entre nuvens em todo o estado de São Paulo, mas

Read More...

Confira as Vagas disponíveis no PAT Araras para o dia 19/09/2020

5480882 AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS (FAXINA) 5481631 COZINHEIRA 5481035 MECÂNICO DE CAMINHÃO / CARRETAS 5480868 PEDREIRO 5481046 TORNEIRO MECÂNICO 5479557 MONTADOR DE ESTRUTURAS METÁLICAS 5479544

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu