EUA podem se tornar novo epicentro global do coronavírus, diz OMS

Categorias Mundo em

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta terça-feira que está vendo uma “aceleração muito grande” em número de casos do novo coronavírus nos Estados Unidos, o que potencialmente poderá tornar o país o novo epicentro da pandemia. O vírus respiratório altamente contagioso já infectou mais de 42 mil pessoas no território americano, fazendo com que mais estados ordenassem que sua população fique em casa. Nova York é o estado mais afetado do país e representa metade dos diagnósticos reportados nos EUA, com mais de 25 mil casos — o equivalente a 7% do total mundial.

Nas últimas 24 horas, 85% dos novos casos no mundo tinham origem na Europa e nos Estados Unidos, conforme informou a porta-voz da OMS, Margaret Harris. Dos novos registros, 40% são dos EUA. Questionada sobre a possibilidade de o país ser o novo epicentro da doença, Harris foi sucinta:

— Estamos vendo uma aceleração muito grande nos casos dos EUA. Então há potencial. Ainda não podemos afirmar que é isso já é uma verdade, mas existe esse potencial — respondeu Harris, que completou: — O país teve um surto muito grande e que está aumentando com intensidade.

Todos os 50 estados americanos têm pacientes de Covid-19. Hospitais na região metropolitana de Nova York já reportam um aumento expressivo no número de pacientes,bem como a falta de equipamentos essenciais, como respiradores e máscaras de proteção. O aumento expressivo do número de diagnósticos se deu com a expansão da testagem, mostrando larga transmissão comunitária.

Apesar do cenário, a porta-voz da OMS apontou alguns sinais positivos, como testagens mais abrangentes, novos esforços para isolar os doentes e rastrear as pessoas que tiveram contatos com eles e foram expostas ao vírus. Harris também fez menção às histórias “extremamente emocionantes” de como os americanos estavam se ajudando durante a crise.

O globo

Você pode ler também!

Máscaras para proteger profissionais da saúde são produzidas pelas Fatecs

Desde o começo da semana passada, professores e alunos voluntários de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs)

Read More...

Após estado manter quarentena, Prefeitura de Conchal volta atrás e decide fechar comércio

Após permitir a reabertura do comércio, a Prefeitura de Conchal voltou atrás, na tarde desta segunda-feira (6), e decidiu

Read More...

Obras do PAC continuam, com limpeza do ribeirão e reparos no asfalto

As obras de macrodrenagem urbana foram retomadas em Araras após reprogramação do contrato, que estava em aprovação na Caixa

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu