Líderes das maiores economias do mundo se encontraram numa reunião virtual nesta quinta-feira (26) para coordenar as respostas ao crescimento das incidências de Covid-19.
Os líderes disseram que, em conjunto, deve haver uma injeção de US$ 5 trilhões (cerca de R$ 25 trilhões) na economia global. Documento divulgado após a reunião diz o seguinte:
A resposta à pandemia precisa ser transparente, robusta, de grande escala e coordenada, segundo a declaração.
Eles se propuseram a compartilhar dados epidemiológicos e de saúde, reforçar os sistemas públicos de saúde e aumentar a capacidade de produção de materiais médicos. No documento, há uma lista das prioridades:
– Proteger vidas
– Garantir os empregos e as rendas das pessoas
– Restaurar a confiança, preservar a estabilidade financeira, reavivar o crescimento
– Minimizar as interrupções no comércio internacional
– Dar ajuda aos países que precisam de assistência
– Coordenar medidas de saúde pública e financeiras
Também disseram que vão aumentar o financiamento para pesquisa que encontre uma vacina e fortaleça a cooperação científica internacional. Eles pediram à Organização Mundial da Saúde (OMS) para fazer uma avaliação das lacunas na preparação para a pandemia nos próximos meses.
“Trabalharemos para garantir o fluxo transfronteiriço de suprimentos médicos vitais, produtos agrícolas essenciais e outros bens e serviços e trabalharemos para solucionar as interrupções nas cadeias globais de suprimentos, para apoiar a saúde e o bem-estar de todas as pessoas”, afirma o comunicado do G20.
O grupo de compromete “a continuar trabalhando para facilitar o comércio internacional e coordenar as respostas de maneira a evitar interferências desnecessárias no tráfego e no comércio internacional”.